+

Saiba como funciona escolinha de Triathlon em Joinville

Projeto social atende 40 alunos no município, de idades entre 8 e 16 anos

Saiba como funciona escolinha de Triathlon em Joinville

Projeto social atende 40 alunos no município, de idades entre 8 e 16 anos

Redação O Município Joinville

Com objetivo de atender crianças e adolescentes carentes, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que mescla natação, corrida e pedalada, tem conquistado público em Joinville.

Desde maio deste ano, 40 alunos, entre 8 e 16 anos, aprendem os fundamentos das três modalidades, com aulas que misturam técnica e muita brincadeira. As aulas são realizadas quatro vezes por semana, sempre no contraturno escolar, na Univille.

Eduardo Dux/Escolinha Formando Campeões

Para participar das aulas, os alunos precisam estar matriculados na escola e precisam ter boas notas. A universidade conta com piscina semiolímpica e pista de atletismo, ideais para o treino.

Os alunos também contam com todo o material de treino, como óculos e toucas de natação e bicicletas. O grande objetivo do projeto é transmitir, por meio do esporte, valores como disciplina, respeito e o gosto pela prática de atividade física.

“As crianças ficaram muito entusiasmadas quando viram uma competição de triathlon, num vídeo que exibimos aqui. Ao mesmo tempo, nos deparamos com questões como uma dor na perna, um treino debaixo do sol, a água fria da piscina… Ainda assim, tivemos muito poucas faltas, e os alunos sempre vêm animados para o treino”, conta o professor Wesley Jonatan da Silva.

Fase de iniciação 

Na fase de iniciação ao triathlon, os treinos trabalham as partes essenciais dentro do esporte, para tornar o aprendizado mais simples. Como várias crianças chegaram ao projeto sem saber nadar, explica Wesley, os exercícios na água começaram com a adaptação ao meio líquido e a coordenação motora.

Na bicicleta, as primeiras aulas trouxeram noções de troca de marcha, posição correta do corpo e equilíbrio. E a corrida rendeu muitas brincadeiras, como pega-pega e esconde-esconde.

“Hoje, grande parte dos alunos já consegue nadar o crawl completo, o que eu considero uma grande conquista, visto que a maioria não sabia nadar. Evoluímos nos treinos de bike para a descida e subida de pequenos morros íngremes, controle de velocidade em grupo, e estamos trabalhando a resistência física. E fizemos atividades de competição na corrida, com os alunos completando percursos de 30 metros”, enumera o professor.

Conforme o professor, o objetivo, para esta temporada é manter o grupo motivado para os treinos, construindo valores que a criançada vai levar para a vida. Entre eles, Wesley já vê alguns com habilidades para o esporte mais desenvolvidas.

“A lição que eu procuro passar é que eles precisam ter disciplina e ser responsáveis, e que podem fazer isso de forma divertida e descontraída. Muitas vezes estamos treinando sem saber que estamos treinando, e isso é importante para que eles tenham prazer dentro do triathlon”, diz.

Sobre a Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), foi idealizada pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira e contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte, divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária. As crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo