Saiba como funciona teste e diagnóstico da dengue em Joinville

Cidade ultrapassou 14 mil casos nesta segunda-feira

Saiba como funciona teste e diagnóstico da dengue em Joinville

Cidade ultrapassou 14 mil casos nesta segunda-feira

Fred Romano

Até a manhã desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Joinville havia confirmado 14.381 casos de dengue em 2024. Em Joinville, os testes são feitos por coleta de sangue ou teste rápido.

Segundo a prefeitura, não há obrigatoriedade para a realização de teste de dengue. O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação clínica do paciente, com base nos sintomas relatados e de exames complementares, realizados quando há indicação do médico.

Nesse caso, o próprio profissional médico pode fazer o diagnóstico de dengue, mesmo que o teste rápido tenha resultado negativo. Em Joinville, os testes são realizados com base na indicação clínica.

Desta forma, pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde da Família, ou em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Pronto-Atendimento (PA) e hospitais. O teste rápido fica pronto cerca de 15 a 20 minutos após a coleta. Quando é feita a coleta de sangue para envio ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), o diagnóstico leva em torno de 15 dias.

Compra de testes rápidos

A empresa responsável pelo fornecimento dos testes de dengue é a Biosul, e um empenho foi emitido em fevereiro para adquirir 55 mil testes. O empenho é um documento governamental que reserva fundos para pagamentos futuros relacionados à entrega de bens ou conclusão de serviços.

No entanto, ainda restam 17 mil testes a serem entregues. A Secretaria da Saúde está em contato com o fornecedor, e a previsão é que esses testes sejam entregues até o final de abril.

Sintomas e o que fazer em caso de suspeita de dengue?

Os sintomas mais frequentes são: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar; dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo.

Em casos de suspeita de dengue, o indicado é aumentar a hidratação. Para pessoas com sintomas mais leves, a indicação é procurar uma Unidade Básica de Saúde de Família (UBSF).

Leia também:
1. Homem tenta matar ex-namorada atropelada em Joinville
2. Mobilização policial apreende carro de Joinville com 150 kg de maconha
3. Cepat de Joinville divulga mais de 1,4 mil vagas de emprego
4. Jorginho Mello planeja ato público de Bolsonaro em Joinville
5. Suspeitos em moto atiram em homem e fogem em Itapoá


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo