X
X

Buscar

Saiba como guardar corretamente os medicamentos em dias de calor

Temperaturas altas, umidade e luminosidade são fatores que podem comprometer a integridade e a qualidade da medicação

A alta temperatura do verão pede cuidados adicionais na armazenagem de medicamentos para manter a qualidade, segurança e eficácia do produto, e também evitar intoxicações acidentais.

É importante ficar em alerta tanto aqueles que dependem de remédios de uso contínuo, quanto para pessoas que guardam, em casa, medicação usos eventuais ou de tratamento finalizado.

O calor, a umidade e a luminosidade são fatores que podem comprometer a integridade e a qualidade da medicação. “Se as condições de armazenamento dos não estiverem de acordo com o recomendado, eles podem causar mais prejuízos que benefícios, incluindo sérios problemas à saúde”, alerta a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Louise Delatorre.

As condições mínimas para guardar a medição são: local fresco, seco e longe do acesso de crianças. Portanto, cozinhas e banheiros, locais comuns de armazenagem, não são os mais indicados. O medicamento também não deve ser deixado dentro do carro, por estar sujeito à grande incidência de calor.

Além disso, os específicos que necessitam de refrigeração, devem ficar num espaço dentro da geladeira, e não na porta, onde o resfriamento não é mantido adequadamente.

Para reforçar estes cuidados aos usuários, principalmente aqueles com doenças crônicas que recebem quantidades maiores de medicamentos, entregues principalmente Farmácia Escola e nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria da Saúde conta com o apoio de mensagens estampadas em sacolinhas confeccionadas em TNT.

As embalagens fazem parte das ações contínuas da Gerência de Assistência Farmacêutica e Laboratório Municipal, voltadas ao uso racional de medicamentos. Servem tanto para transportar o conteúdo do tratamento de saúde, como para lembretes: verificar o prazo de validade, o consumo na quantidade e horários corretos, além de incentivar a alimentação adequada, hidratação, exercícios.

Como guardar corretamente o seu medicamento

– Mantenha os remédios em lugar seco e fresco. Cozinhas e banheiros, por exemplo, não são locais indicados para guardar medicamentos;

– Observe as recomendações de armazenamento presentes na embalagem e bula. Alguns necessitam de refrigeração;

– Para os medicamentos que precisam ficar na geladeira, não é indicado guardar na porta do eletrodoméstico;

– Mantenha os remédios acondicionados em suas embalagens originais. Desta forma os que são sensíveis à luz estarão protegidos. Isso também ajuda a evitar utilização errada ou troca de medicamentos;

– Evite deixar medicamentos no carro, pois estarão sujeitos à grande variação de temperatura;

– Observe a data da validade. Caso esteja vencido, não consuma. Leve até uma unidade de saúde para o descarte correto;

– Sempre observe o aspecto do produto. Caso note qualquer mudança na cor, cheiro, manchas, ou ainda defeitos na embalagem ou no produto (como falta de comprimidos, comprimidos trincados, cápsulas abertas, frascos com vazamento, entre outros), leve até um farmacêutico;

– Em caso de dúvidas relacionadas a medicamentos, converse com o farmacêutico ou com a equipe da Unidade Básica de Saúde.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Joinville. Vem muita novidade por aí!