Saiba como Joinville Vôlei se prepara para o Campeonato Catarinense
Equipe estreia na competição estadual no dia 25 contra o Itapema
O Joinville Vôlei está prestes a voltar a disputar uma competição após conquistar o título da Superliga B em março deste ano. Na próxima sexta-feira, 25, a equipe estreia no Campeonato Catarinense 2023 contra o Itapema, às 20h.
No ano passado, a equipe ficou com vice-campeonato estadual, após ser derrotada pelo Apan Blumenau na final.
Já para a temporada 2023/2024, o clube realizou a contratação de oito jogadores, além da permanência de sete atletas que já estavam no elenco. Com isso, o time do Joinville Vôlei para a temporada ficou desta forma:
Contratações
- Levantador: Rhendrick
- Ponteiros: Henrique Honorato, Leozinho e Lima
- Centrais: Michel Saraiva e Thales Falcão
- Líberos: Tiago Brendle e Luiz
Permanências
- Levantador: Cesinha
- Ponteiros: Gui Hage e Daniel
- Opostos: Bisset e Wallaf
- Centrais: Glauber e Robert
Dos contratados, o principal nome foi do ponteiro Henrique Honorato, que recentemente disputou a Liga das Nações pela Seleção Brasileira. Ele estava no Minas Tênis (MG), clube que defendeu desde 2016, e foi um dos destaques da última temporada da Superliga.
Honorato ainda não se apresentou ao Joinville Vôlei, pois segue com a Seleção para a disputa do Sul-Americano e o pré-olímpico. Com isso, deve estar à disposição para disputa do estadual somente nas fases finais, caso a equipe joinvilense se classifique.
Segundo o treinador do Joinville Vôlei, Peu, o clube conseguiu se movimentar de forma positiva no mercado e pode qualificar o elenco.
“A gente pode montar cedo (o elenco) e escolher os atletas. A diferença de nível da Superliga B para a Superliga A é grande e tivemos oportunidades de contratar jogadores experientes, sendo alguns com passagem pela Seleção Brasileira”, ressalta.
Continua após o anúncio
Campeonato Catarinense
Além do Joinville Vôlei e Itapema, estarão na disputa do Campeonato Catarinense 2023 o Apan Blumenau, Pinheiro F.C/FME Campos Novos e Voa Vôlei Morro da Fumaça.
As equipes irão se enfrentar em turno único, com as quatro melhores equipes classificando para a próxima fase.
Nas semifinais, os confrontos serão de ida e volta, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo o terceiro. A segunda partida será no ginásio dos melhores colocados.
Segundo a Federação Catarinense de Voleibol (FCV), caso cada equipe vença um jogo, será realizado um golden set, que significa um novo jogo até 25 pontos.
A final também será disputada em dois jogos, sendo o primeiro jogo realizado na casa do pior colocado da primeira fase. Caso cada equipe vença um jogo, também será realizado um novo jogo até 25 pontos.
Peu avalia que o Joinville Vôlei e Blumenau entram como favoritos na competição, visto que as duas equipes estão na Superliga A e também pelos outros três clubes serem recém criados.
“A gente não tem nem tantas informações destas equipes mais novas, visto que elas não jogaram competições ano passado. Então não tenho dúvida que a nossa equipe e Blumenau entram com a responsabilidade muito maior por serem de Superliga”.
Em preparação para o estadual, o Joinville Vôlei realizou três amistosos contra a Seleção da Colômbia. A equipe venceu todos os jogos.
“Foi uma série bem proveitosa. Nos dois primeiros jogos, a equipe se comportou bem, mas no terceiro sentimos o cansaço e tivemos de mexer mais no time. A equipe ainda não está totalmente preparada, mas foi uma série legal e deu para ver que podemos contar com todos os atletas. Agora, vamos dar sequência no trabalho visando o Estadual”, disse o técnico Peu após os confrontos.
Confira agenda de jogos do Joinville Vôlei na primeira da fase do Campeonato Catarinense:
Itapema x Joinville Vôlei – 25/08, às 20h
Joinville Vôlei x Morro da Fumaça – 1º de setembro, às 20h (Ginásio da Univille)
Joinville Vôlei x Campos Novos – 9 de setembro, às 20h (Ginásio da Univille)
Apan Blumenau x Joinville Vôlei – 16 de setembro, às 19h
Superliga A
A Superliga A 2023/2024 tem previsão de início somente entre os meses de outubro e novembro. Porém, o treinador também diz que o estadual será importante para a equipe chegar na competição com ritmo de jogo.
“Jogar é sempre bom, porque entrar na Superliga sem jogos é muito complicado. Enfrentar Blumenau, que também é nosso adversário na competição nacional, é super importante.”
Para ele, a Superliga A deste ano será uma das mais equilibradas dos últimos anos, mas garante que o foco do Joinville Vôlei é chegar aos playoffs (mata-mata) mesmo sendo a primeira vez que disputa o torneio.
“Acreditamos no potencial da equipe e vamos tentar chegar muito bem nesses playoffs para quem sabe trazer uma semifinal aqui para Joinville já nesta primeira temporada. Nosso trabalho do dia a dia traz essa confiança”, finaliza.
Assista agora mesmo!
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: