+

Saiba dias e horário de atendimento da Defensoria Pública na Câmara de Joinville

Local terá atendimentos para população vulnerável

Saiba dias e horário de atendimento da Defensoria Pública na Câmara de Joinville

Local terá atendimentos para população vulnerável

Bernardo Gonçalves | Revisão

A Defensoria Pública de Santa Catarina inaugurou na tarde desta segunda-feira, 24, uma sala na Câmara de Vereadores de Joinville. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

No local, serão realizados atendimentos entre orientações jurídicas e encaminhamento de segundas vias de registros civil para pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos e que comprovem não terem condições de arcar com os custos da documentação.

Segundo a coordenadora do Núcleo Regional da Defensoria em Joinville e defensora pública, Juliane Schlichting, a documentação civil, como emissão de segundas vias de certidões de nascimento e casamento, é o principal serviço gratuito e que tem bastante procura.

“Essa é uma maneira de aproximar os órgãos públicos, os serviços da Defensoria e a população. Viabilizar o acesso à regularização dos registros civis é um papel fundamental da Defensoria, dando dignidade e cidadania à população que mais precisa. Sabemos que isso representa um grande passo, pois muitas famílias em situação de vulnerabilidade não têm recursos para pagar as certidões”, explica a defensora.

Termo é assinado

O termo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira durante a cerimônia de abertura, oficializando a parceria entre a instituição e a Presidência da Câmara Municipal para facilitar ainda mais o acesso à assistência jurídica gratuita à população vulnerável.

Foto: Mauro Schlieck/CVJ

O vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) diz que estava buscando o convênio com a Defensoria Pública desde 2022. “Uma ideia que surgiu e que hoje se torna realidade, fortalecendo laços e atenção às pessoas que mais precisam”, comemora.

Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado (PSD) destacou a importância de mais esse espaço para a população. “É uma satisfação muito grande para a Câmara de Vereadores de Joinville servir a população sempre de forma gratuita, ofertando acesso à assistência jurídica, especialmente à população sem condições de contratar um profissional.”

A iniciativa segue o modelo adotado na Capital do estado, com a Câmara Municipal de Florianópolis e também com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A Defensoria pública do estado destaca que desde que foram criados os pontos de atendimento nas casas legislativas, já foram realizados mais de 4,5 mil atendimentos.

Leia também:
1. Trimania: moradores de Joinville ganham prêmios principais neste domingo
2. Inauguração da Leroy Merlin em Joinville tem data marcada
3. Polícia investiga se discussão por futebol em bar pode ter causado morte de venezuelano em Joinville
4. Atlas da Violência: Joinville tem queda no número de homicídios
5. VÍDEO – Carro desliza, bate em mureta e caminhão derrapa ao frear em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo