Saiba o prazo para pagamento com desconto de 10% no IPTU 2026 em Joinville
Cota com desconto segue até a próxima sexta-feira
Cota com desconto segue até a próxima sexta-feira
Os moradores de Joinville podem pagar o IPTU 2026 em cota única com 10% de desconto até a próxima sexta-feira, 9. Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 10 de fevereiro terá abatimento de 8%.
Já os contribuintes que escolherem parcelar o imposto poderão dividir o valor em até 10 vezes. A primeira parcela também vence em 9 de janeiro.
O pagamento pode ser feito por PIX, usando o aplicativo de qualquer banco, ou por meio de boletos conveniados com Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Fit Bank e Caixa Econômica Federal. Cooperativas como Ailos, Sicredi e Sicoob também aceitam o pagamento.
Os carnês do IPTU 2026 seguem o mesmo modelo do ano anterior, impressos em folha A4 e distribuídos pelos Correios. Quem não recebeu o documento pode acessar a segunda via pelo aplicativo Joinville Fácil, na opção “consultar e pagar débitos”, utilizando login e senha do Gov.br. Também é possível emitir o carnê pelo site da Prefeitura de Joinville.
Neste ano, o IPTU teve reajuste de 5,17%, percentual correspondente à inflação acumulada entre outubro de 2024 e setembro de 2025, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a prefeitura, a expectativa de arrecadação é de R$ 290 milhões.
O prazo para solicitar revisão do IPTU começa nesta terça-feira, 6, e vai até 6 de fevereiro. O pedido deve ser feito pelo site da prefeitura, onde estão listados os documentos exigidos para cada tipo de solicitação.
Após reunir a documentação, o contribuinte deve acessar o portal de Autosserviço da Prefeitura, usando conta Gov.br com nível prata ou ouro. No sistema, é necessário selecionar a opção “Meus Processos”, clicar em “Novo Processo” e escolher “Requerimento para revisão de IPTU”.
Quem precisar de atendimento presencial deve fazer agendamento prévio pelo aplicativo Joinville Fácil, na opção “agendar atendimento” e, em seguida, “atendimento fazendário”.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: