Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes, em Joinville
Por terem ficado um período fechados, os comércios, por exemplo, poderão abrir normalmente, mas dependerá de acordo individual com funcionários
Nesta terça-feira, 21, por conta do feriado de Tiradentes, alguns serviços municipais não terão atendimento, outros trabalharam com restrições. Mercados da cidade devem abrir normalmente. Já os comércios, por conta do tempo que passaram fechados na quarentena, poderão abrir conforme necessidade e acordo com funcionários.
Confira como ficará o funcionamento de serviços municipais e do comércio:
Comércio
O comércio poderá abrir normalmente nesta terça-feira, 21, mas dependerá de acordo individual com funcionários.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas recomendam que os comércios interessados na abertura promovam acordo individual com os empregados, destacando que o horário trabalhado será compensado com os dias parados compulsoriamente, em virtude do decreto do Governador do Estado de Santa Catarina.
Neste dia, a CDL Joinville informa que estará fechada. Porém, haverá suporte home office para os associados.
Supermercados
Os supermercados de Joinville irão abrir normalmente na terça-feira, 21. Porém os horários variam.
Vitorino, nos bairros Floresta e Boehmerwald: terça-feira, 21, das 8h às 20h.
Rodrigues, Aventureiro: segunda e terça-feira das 8h às 21h.
Angeloni, América e Atiradores: segunda até 21h e terça-feira das 8h às 20h.
Giassi, América e Bucarein: segunda e terça-feira das 8h às 21h.
Condor, América e Itaum: segunda e terça-feira das 8h às 21h.
Big, Anita Garibaldi e América: terça-feira das 8h às 20h.
Hipermais, Vila Nova e Profipo: segunda até às 22h e terça-feira das 8h às 21h.
Fort Atacadista, no Bucarein, Costa e Silva e Aventureiro: segunda e terça-feira das 8h às 21h
Saúde
A Secretaria da Saúde redefiniu o fluxo de atendimento na rede de atenção primária devido ao cenário de infecção pelo coronavírus.
Hospital Municipal São José: funcionamento normal, 24 horas.
UPA Leste (Aventureiro), UPA Sul e Pronto Atendimento Norte (PA Norte Costa e Silva): abertos 24 horas, deverão prestar com exclusividade os serviços de: atendimento a situações de urgência e emergência, troca de sonda nasoenteral, mordedura de animal, atendimento de pacientes com sintomas de covid-19.
Centro de Triagem do Covid-19 Tupy: fechado segunda, 20, e terça-feira, 21. Retorna o atendimento na quarta-feira, 22.
Samu: funcionamento normal, 24 horas.
Unidades Básicas de Saúde: fechadas na segunda, 20, e terça-feira, 21, retornam quarta-feira, 22.
Educação
As escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Educação Profissional permanecem fechados por conta da quarentena, assim como a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (Centro). Para os alunos da rede municipal de ensino, durante os dias de aula, está sendo disponibilizado material de educação não presencial.
Defesa Civil
A Defesa Civil atua normalmente em plantão. O contato para situações de emergência pode ser feito pelo número 199. A equipe também estará de plantão pelo telefone (47) 98910-9056.
Trânsito
Na segunda-feira, 20, os agentes de trânsito estarão de plantão das 6h30 às 19h. Na terça, 21, o plantão será das 7h às 19h.
Meio Ambiente
A equipe de Unidade de Fiscalização estará de plantão, das 8h às 18h, pelos telefones (47) 98817-0839 e 98807-8159. A fiscalização estará focada nos flagrantes de construção em área de preservação permanente, grande terraplanagem sem licença, grande supressão de vegetação, situação extrema de maus tratos (risco de morte), demolição de imóveis tombados ou Unidade de Interesse de Preservação, grande queimada e poluição hídrica.
Coleta de Lixo
Os serviços de coleta de resíduo e coleta seletiva funcionam normalmente, conforme horários de cada região.
Restaurantes Populares
Os restaurantes populares Herbert de Souza, no Bucarein, e Zilda Arns, no bairro Adhemar Garcia, estarão fechados. Nos demais dias, os restaurantes estão fornecendo marmitas para o almoço dos usuários.
Transporte Coletivo
Águas de Joinville
A Companhia Águas de Joinville segue com atendimento online e por telefone. Solicitações de serviços podem ser feitas todos os dias pela central, no telefone 115, pelo whatsApp, no número 47 99771-8115, ou pelo site www.aguasdejoinville.com.br.
Autoserviços e ouvidoria
Serviços eletrônicos, realizados por meio do ambiente de Autosserviço, pelo site www.joinville.sc.gov.br.
Não haverá atendimento pelo telefone 156 na sexta-feira, 24, e sábado, 25. Denúncias, reclamações, pedidos de informação, sugestões e elogios podem ser registrados pelo formulário eletrônico de Ouvidoria em qualquer dia e horário por meio do site da Prefeitura de Joinville. A análise e tramitação das manifestações, porém, será feita a partir do retorno do expediente.
Cepat
Não haverá atendimento na segunda, 20, e terça-feira, 21. Nos demais dias da semana, o Cepat está atendendo o cidadão por telefone e online.
Procon
O Procon de Joinville não terá atendimento nos dias 20 e 21. O consumidor interessado pode documentar a reclamação, por e-mail ou protocolo de atendimento telefônico, junto aos SACs das empresas. O consumidor também pode registrar sua reclamação pelo site www.consumidor.gov.br.
Nos demais dias, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e do poder executivo, o Procon de Joinville está atendendo por telefone (151 ou (47) 3481.5240, ou presencial com hora marcada, das 10 às 16 horas.
Parques
Parque Zoobotânico, Mirante do Morro da Boa Vista, Parque da Caiera, Parque Morro do Finder: fechados por conta das restrições ao coronavírus.
Museus, Centro de Atendimentos ao Turista e Equipamentos Culturais
Atendendo às determinações do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Joinville, as Unidades vinculadas à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), permanecem com atendimento ao público suspenso.
Casa da Cultura: a Galeria de Arte Victor Kursancew está fechada, e as aulas da Escola de Música Villa-Lobos, da Escola Municipal de Ballet e da Escola de Artes Fritz Alt, estão suspensas até o dia 31 de maio. A forma de reposição dos conteúdos será analisada no retorno das atividades da instituição.
Também estão fechadas para o atendimento ao público as demais Unidades consideradas não essenciais, como os museus, Arquivo Histórico, Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e Centrais de Atendimento ao Turista (CATs).
Expoville: as lojas do Centro Comercial Expoville não está atendendo, conforme decreto. O acesso aos escritórios está sendo monitorado.