Saiba o que deve ser feito após casarão ser atingido por incêndio em Joinville
Futuro do prédio é incerto
Futuro do prédio é incerto
O incêndio que destruiu um casarão no Centro de Joinville na madrugada desta quarta-feira, 14, colocou o futuro da construção em jogo. Saiba o que deve ser feito no casarão após ser atingido por incêndio em Joinville.
O teto e o telhado foram os mais danificados pelo incêndio visualmente. Entretanto, conforme relatórios dos Bombeiros Voluntários, a área teve perda total. O casarão fica na esquina das ruas Jerônimo Coelho e Rio Branco, ao lado do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O prédio foi construído em 1923 pela construtora Keller e Cia. Tombado como Patrimônio Cultural de Joinville em 3 de dezembro de 2018, o casarão foi incluído no inventário cultural da cidade em 28 de abril de 2021.
A preservação do espaço está definida como parcial pela portaria que tombou o casarão como patrimônio.
Desde então, foi ocupado por um escritório de advocacia. Atualmente, o local estava desocupado.
Leia também: GALERIA – Veja como ficou casarão atingido por incêndio no Centro de Joinville
Um projeto de restauro da construção estava aprovado desde 2022 pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Porém, o incêndio provocou danos profundos no local, deixando o espaço com um futuro incerto.
Conforme a Prefeitura de Joinville, a equipe da Unidade de Patrimônio e Museus (UPM) da Secult fez um registro fotográfico da parte externa do prédio.
A equipe também planeja fazer uma análise interna, mas depende da liberação dos bombeiros para acessar o imóvel. Devido aos estragos, não há prazo para o início destes trabalhos.
Como o imóvel é tombado, o assunto será avaliado pela Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município (Comphaan), que fará as deliberações necessárias.
Leia também:
1. VÍDEO – Câmera registra acidente entre bicicleta e caminhão em Araquari
2. Multinacional abre nova turma para curso gratuito de pintura de obras em Joinville
3. Mulher é presa após invadir apartamento e atirar contra ex-marido em Jaraguá do Sul
4. Mosquitos com Wolbachia devem ser soltos em Joinville neste mês; saiba onde
5. Mulher que matou companheiro agressor recebe pensão por morte em Joinville
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: