Saiba o que foi discutido em audiência pública sobre novo supermercado no Vila Nova, em Joinville
Evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Jarin Barkemeyer
Evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Jarin Barkemeyer
Por Vitor Filomeno
A construção do novo supermercado do Komprão Koch Atacadista no bairro Vila Nova, em Joinville, foi discutida em uma audiência pública no dia 10 deste mês. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer e foi presidido pela gerente da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), Juliete dos Santos. A ata foi publicada nesta semana.
Após a abertura e algumas explicações feitas pelos engenheiros Rafael Zoboli e Lucianna Herbst, da Carbono Engenharia e Meio Ambiente, a comunidade pôde expor suas perguntas e preocupações.
O empreendimento será situado na rua Dante Nazato, no mesmo bairro. Com isso, a primeira questão discutida foi sobre a drenagem e o funcionamento das soluções de mobilidade para a região, já que as vias não suportariam o fluxo de caminhões. Os profissionais afirmaram que quaisquer danos nas ruas serão reparados e a drenagem vai direcionar o escoamento para novas saídas.
Outra preocupação exposta foi a de que o empreendimento vai depender da rua Quinze de Novembro, feita de paver e que não teria dimensão para o fluxo de veículos de carga. Segundo o questionamento, esses caminhões poderiam deteriorar a via. Os engenheiros responsáveis garantiram que o EIV definiu uma rota para os veículos e que pode haver uma intervenção do Departamento de Trânsito (Detrans) para limitar o fluxo e os sentidos, evitando o impacto em ruas não previstas.
Além disso, uma moradora indicou que a largura da rua João Carlos Gomes de Oliveira informada no EIV não condiz com a realidade, que, segundo ela, é mais estreita, e questionou se não haverá impacto do tráfego de caminhões nas estruturas das casas. A resposta foi de que o fluxo será de dois caminhões por dia e que a dimensão da via foi baseada em um levantamento topográfico, com o espaço sendo de muro a muro.
O EIV foi entregue pelo Grupo Koch no dia 28 de fevereiro deste ano. A previsão é de que a construção do novo supermercado aconteça em seis meses.
Leia também:
1. DNIT interdita Serra de Corupá, na BR-280, nesta quarta-feira
2. Tempo em Joinville: confira previsão para esta quarta-feira
3. Após retorno ao calendário de festas de Joinville, Bierville é adiada novamente; veja nova data e local
4. Projeto de lei retira restrições federais a clubes de tiro esportivo em Joinville; entenda proposta
5. JEC recebe quase R$ 1 milhão em vendas de atacantes e planeja ações para o Catarinense
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide: