Saiba o que motivou encontro entre Marilisa Boehm e delegada da Catalunha no Brasil
Reunião aconteceu nesta quarta-feira, em Florianópolis
Reunião aconteceu nesta quarta-feira, em Florianópolis
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), se reuniu com Paula Mèlic Bonet, delegada da Catalunha no Brasil. O encontro aconteceu em Florianópolis nesta quarta-feira, 26. O foco da conversa foi a ampliação da participação feminina nas áreas da ciência e tecnologia, além da relação econômica entre o estado e a comunidade autônoma da Espanha.
O governo catalão já elaborou políticas públicas em prol das mulheres e pode ser um importante aliado do governo catarinense. “Nós queremos investir cada vez mais nas mulheres porque sabemos que, além de tudo, ela é a coluna da casa. Estamos investindo em empreendedorismo e temos agora o projeto do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Faremos um diagnóstico para identificar a situação da mulher e o que é necessário para o governo poder fazer em ações para elas”, destaca.
Marilisa apresentou à delegada os projetos que Santa Catarina tem para ampliar a presença das mulheres nos setores tecnológicos. “Já temos a Fapesc que investe muito em ciência e tecnologia, mas queremos ainda mais em parceria com a Catalunha”, assegura.
Segundo a delegada do governo catalão, o fato de Santa Catarina ser um polo de desenvolvimento no setor foi o motivo para a conversa.
Na opinião dela, as possíveis parcerias são uma oportunidade para o estado dar mais um passo na busca pelo fortalecimento das mulheres.
“Da Catalunha, estamos impulsionando algumas iniciativas de políticas femininas no sentido de cooperação e desenvolvimento. Mas também estamos focando muito em capacitar as meninas nas áreas de ciência e tecnologia, engenharia e matemática para que elas, desde a infância, possam estudar, se capacitar e ter mais representatividade nesses setores tão importantes”, afirma Paula.
O secretário adjunto de Articulação Internacional, Emerson Luis Pereira, observa que a visita da delegada da Catalunha fortalece o que o governo catarinense tem feito nos últimos anos. “Santa Catarina já tem um histórico de trabalhar em parceria com a região da Catalunha. Os nossos centros de inovação são inspirados no ecossistema deles. Eles têm lá um investimento muito rico em diversos parques de inovação. Então, acho que nessa linha é onde a gente pode criar mais atratividade para eles, trazer o que eles têm lá para Santa Catarina”, avalia.
Ele reforça que a ideia é desenvolver cada vez mais o ecossistema de inovação no estado.
“Nós já somos a capital das startups no Brasil e a gente tem um potencial para subir ainda mais essa régua e ter um PIB participativo da área de tecnologia ainda maior”, conclui.
Outro tema mencionado pela vice-governadora foi a ampliação dos negócios entre Santa Catarina e a região europeia.
Em 2024, Santa Catarina exportou 96,64 milhões de dólares para a Catalunha, vendendo carnes de aves, motores elétricos, tubos de ferro e aço, móveis e madeira compensada, entre outros produtos. Por outro lado, as importações foram de 318, 52 milhões de dólares, tendo azeite puro, pigmentos, carbonados, maquiagem e amino resinas como os cinco artigos mais comprados.
“Essa aproximação é de suma importância. Precisamos aumentar a relação comercial com a Catalunha. Estamos de portas abertas para receber investimentos deles em Santa Catarina e desejamos que as empresas catarinenses possam exportar ainda mais para lá”, finaliza a vice-governadora.
Leia também:
1. Professores reclamam de falta de climatização em escola estadual de Joinville
2. STJ condena médico por estuprar paciente em posto de saúde em Joinville
3. Construtora amplia investimentos em Joinville e planeja expansão em SC
4. Festas Junina, do Colono e das Tradições: veja datas de eventos em Joinville em 2025
5. Ilustração de artista de Joinville estampa capa da revista New Yorker
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: