Saiba o que os deputados federais de Joinville planejam para as Eleições 2022
Apenas Coronel Armando deve mudar de partido
Todos os três deputados federais de Joinville eleitos em 2018 devem concorrer à reeleição nas eleições deste ano. Darci de Matos (PSD), Rodrigo Coelho (Podemos) e Coronel Armando (PSL) explicam os motivos para tentar permanecer em Brasília (DF), pautas que pretendem defender, e quem apoiarão para governador e presidente.
Darci, atualmente vice-presidente da comissão de Constituição, Justiça e Cidadania quer permanecer no cargo para, segundo ele, colaborar com ações e melhorar as condições de vida dos brasileiros. Em 2022, ele deve focar em pautas de apoio às micro, pequenas e médias empresas; e ao agronegócio, com destaque para a agricultura familiar.
Rodrigo Coelho, por sua vez, quer a reeleição com objetivo de resgatar o protagonismo de Santa Catarina no cenário nacional. “Já avançamos muito, mas ainda existem reformas e projetos que necessitam de apoio e de investimentos”, comenta.
Para ele, as pautas econômicas devem prevalecer no debate. Além delas, o combate à corrupção, zelo pelo dinheiro público, desemprego, valor dos combustíveis e o controle da inflação também poderão ser os interesses dos eleitores. Coelho deve focar em apoiar pautas de incentivo ao empreendedorismo, reformas administrativa e tributária.
Coronel Armando será o único a mudar de partido para as disputas nas urnas. Até então no PSL, ele deve migrar ao PL para apoiar e seguir os passos do presidente Jair Bolsonaro, que integra o partido. Armando é vice-líder do governo federal na Câmara e deve seguir nessa linha para buscar a reeleição.
Além de citar a economia e pandemia como pautas-chave, ele cita que seguirá defendendo temas de segurança pública e de infraestrutura. “Apoiei a reestruturação de museus e projetos do Bolshoi. Tenho interesse profundo no desenvolvimento da BR-280”, explica.
Apoio ao governo estadual
Coronel Armando afirma que apoiará o senador Jorginho Mello (PL) para governador de Santa Catarina. Além dos planos em entrar no mesmo partido do pré-candidato ao governo estadual, ele destaca a proximidade de Jorginho com Bolsonaro. “É o senador mais alinhado ao presidente e vou trabalhar para que isso se concretize”, expõe.
Já Rodrigo Coelho pretende apoiar o colega de partido Fabrício Oliveira (Podemos), atual prefeito de Balneário Camboriú. “Faz um belíssimo trabalho, sendo exemplo de resultados para todo o estado”, analisa.
O único indeciso é Darci de Matos, que diz ainda não ter candidato para chefiar a Casa d’Agronômica. O deputado tem discutido pouco sobre o tema. “Nos últimos meses, tenho focado no meu trabalho em Brasília. Não tenho participado das articulações políticas em Santa Catarina por falta de tempo”, lamenta.
Bolsonaro é consenso
Jair Bolsonaro é o nome preferido entre os deputados federais de Joinville para ser o presidente do Brasil entre 2022 e 2026. Rodrigo Coelho sinaliza que o Podemos ainda não definiu se terá candidato à presidência, porém, com faz parte da base de apoio ao governo federal na Câmara, pretende apoiar o atual chefe do Executivo à reeleição.
O mesmo acontece com Darci, no qual ressalta ser vice-líder da maioria dos deputados, que reúne as bancadas de apoio a Bolsonaro; e com o Coronel Armando, no qual diz ser o deputado mais alinhado ao presidente. “Conheço ele há 46 anos, sou o que mais votou a favor dos projetos dele”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube