Saiba o que vai funcionar no Farol localizado na antiga sede da Prefeitura de Joinville

Inauguração aconteceu nesta segunda-feira

Saiba o que vai funcionar no Farol localizado na antiga sede da Prefeitura de Joinville

Inauguração aconteceu nesta segunda-feira

Yasmim Eble

Na tarde desta segunda-feira, 7, a Prefeitura de Joinville inaugurou o projeto O Farol, um espaço que funcionará como coworking para agentes culturais, sociais e esportivos joinvilenses. O espaço está localizado na antiga sede da Prefeitura, na rua Dr. João Colin, que também foi reformada.

O objetivo do espaço é gerar economia, empregos e negócios na cidade. Para o prefeito Adriano Silva (Novo), O Farol oferece a interlocução entre pessoas, entidades, instituições de ensino, secretarias municipais e empresas. “Na prática é um espaço para que as pessoas possam vir aqui e junto com os servidores criarem seus projetos”, explica.

Para o prefeito, a Prefeitura de Joinville será uma facilitadora de um sonho para que eles possam se tornar realidade. “Muitas vezes projetos com potencial acabam morrendo na burocracia. Aqui ele achará servidores preparados e treinados para desenvolver esses programas e torná-los realidade”, acrescenta Adriano.

Yasmim Eble/O Município Joinville

No espaço estarão presentes, além do coworking, as sedes da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), serviços da Secretaria de Saúde. Um dos espaços reformados estará também destinado a Centro de Treinamento da Ginástica Artística, atividade vinculada à Secretaria de Esportes (Sesporte).

O ambiente possui espaços para a realização de workshops, exposições, oficinas, feiras, reuniões, treinamentos, apresentações e um espaço colaborativo de atividades. O Farol também abriga a Join.Cubo, uma incubadora pública que oferece aos empreendedores formação em gestão de negócios, mentorias e acompanhamento.

Yasmim Eble/O Município Joinville

O investimento é de R$ 3 milhões e 200 mil para cerca de 3 mil m². As fachadas do local serão mantidas, pelo espaço ser tombado e de patrimônio cultural da cidade.

Projetos

A professora de costura, Ana Cristina da Silva Jaronski, que comanda uma turma de 11 alunas no projeto Costureiras Criativas, o projeto O Farol caiu de paraquedas em sua vida e transformou algo 100% voluntário em uma forma de empreender e capacitar. “Eu comecei no local como aluna de artesanato, até a professora da costura me chamar para dar aula, pois iria sair”, explica Ana que começou no projeto há quatro anos.

Por conta do Farol, Ana conseguiu se capacitar e entender mais do mundo burocrático. “Eu pretendo continuar dando aula, mas sei que se algo me chamar atenção aqui também vou tentar fazer. Estudar sempre vai ser um objetivo”, conta.

No espaço, Ana e outras pessoas interessadas podem participar de atividades recreativas, de capacitação e entender mais o universo do empreendedorismo cultural, social e esportivo.

Espaço aberto

O espaço O Farol estará especialmente aberto nesta quarta-feira, 9, aniversário de Joinville para os joinvilenses. No local, os interessados podem participar de feiras, atividades de recreação e exposições de arte.

O espaço estará aberto das 9h às 17h, na rua Dr. João Colin, número 751, no bairro América, na antiga sede da Prefeitura de Joinville. A atividade compõe a programação de aniversário da cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo