Saiba os passos necessários para Joinville receber curso de medicina da UFSC
Medidas foram repassadas pelo Ministério da Educação ao deputado Coronel Armando
Medidas foram repassadas pelo Ministério da Educação ao deputado Coronel Armando
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) planeja criar um curso de medicina no campus de Joinville. Para a ideia ser colocada em prática, porém, precisa de liberações, estrutura da universidade e outras medidas, inclusive obtidas em Brasília. Para isso, alguns políticos da região estão mobilizados para conseguir o feito.
O deputado federal Coronel Armando (PSL) começou a trabalhar na ideia em 2019, após conversas com o ex-deputado federal Jorge Boeira, de Araranguá. Na ocasião, Boeira afirmou que sua maior realização no mandato foi a criação de um curso de Medicina da UFSC naquele Município.
Depois desse encontro, o deputado procurou o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Armando foi orientado de que é necessário mudar a Portaria Normativa nº 7, de 2017, na qual suspende por cinco anos a criação de cursos de medicina no Brasil.
Em seguida, é necessário que a universidade consinta com a criação do curso, já que serão necessários professores, estrutura para as salas de aulas e a realização de convênio com hospitais.
Entre as medidas para auxiliar na criação do curso, a sugestão de Armando é que os deputados e senadores que aceitarem fazer parte coletivamente do projeto indiquem recursos provenientes de emendas parlamentares, os quais serão aplicados para preparar a estrutura necessária, como laboratórios.
De acordo com deputado do PSL, ele está realizando conversas sobre o tema com representantes da Associação Empresarial de Joinville (Acij), com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), e com o servidor de carreira da UFSC Vladimir Arthur Fey, atualmente diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Um dos deputados federais envolvidos é Darci de Matos (PSD). Nesta semana ele visitou o diretor-geral do campus de Joinville, Diego Greff, onde reforçou que também apoiará a ideia no Ministério da Educação.
Durante o encontro, o deputado do PSD também afirmou que buscará recursos em uma emenda parlamentar exclusiva para aquisição de equipamentos para o campus de Joinville, especialmente para o laboratório.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: