X
X

Buscar

Saiba quais bairros de Joinville podem registrar frio mais intenso

Fim de semana poderá ser marcado por fortes geadas em algumas regiões

Há previsão de frio intenso na região de Joinville ao longo desta semana, mas alguns bairros específicos da cidade podem registrar temperaturas mais baixas do que outros. A variação acontece de acordo com localização e relevo de cada localidade.

“Certamente as temperaturas mais baixas sempre estão no pé da serra”, afirma o professor e responsável pela Estação Meteorológica da Univille, Paulo Ivo Koehntopp. Ele explica que locais mais próximos da serra tendem a ser mais frios porque o ar gelado se concentra no topo dessas montanhas durante a noite. Ao decorrer do tempo, ele “escorrega” e forma geadas no pé da serra e localidades próximas.

Portanto, bairros como Nova Brasília, Morro do Meio, Vila Nova, Pirabeiraba, Quiriri e Rio Bonito podem sentir o frio com mais intensidade, cita o especialista.

Além disso, outro fator que interfere na temperatura é a água. Koehntopp conta que,  localidades próximas de fontes de água costumam ser mais quentes, já que ela tende a reter o calor do sol. Como exemplo, o professor cita o Aventureiro e região, próximos à Baía da Babitonga. Nestes locais, moradores podem sentir o frio com menos intensidade.

A proximidade do centro da cidade é outro ponto relevante para o aumento da temperatura, já que esses locais também costumam conservar o calor do sol.

Pico de frio

O professor comenta que, por conta do frio intenso, há possibilidade de geada nestes bairros mais próximos da serra. Ele descarta a ocorrência de neve, por falta de chuvas, mas diz que podem ocorrer as geadas, principalmente entre sexta-feira, 30, e sábado, 31.

Isso porque, apesar de quinta-feira, 29, registrar frio, é na sexta que deverá marcar o pico de temperaturas baixas na cidade. Segundo o especialista, no sábado a ocorrência tende a se repetir e domingo, 1º de agosto, os termômetros voltam a registrar temperaturas mais elevadas.

Veja também a previsão das temperaturas para a semana.

Monitoramento

A Univille possui registros climáticos de longa data. O professor destaca que os dados são abertos e estão á disposição da população caso queiram realizar consultas meteorológicas. “Esses dados são abertos e podem servir para diversas funções”, cita.

O trabalho de monitoramento meteorológico da Univille é constante, conta Koehntopp. Em dias frios, principalmente, há um cuidado maior para evitar estragos em aparelhos e garantir a leitura climática. São registradas as temperaturas, umidade relativa do ar e intensidade do vento.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube