Saiba quais demandas o prefeito de Joinville levou ao encontro com ministro da Saúde
Adriano Silva se reuniu com Alexandre Padilha nesta quarta-feira, 17, em Brasília
Adriano Silva se reuniu com Alexandre Padilha nesta quarta-feira, 17, em Brasília
Na tarde desta quarta-feira, 17, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, foi recebido pelo ministro Alexandre Padilha em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília. Na ocasião, o prefeito reforçou a importância do aumento de recursos para o custeio dos serviços oferecidos pela maior cidade de Santa Catarina.
“A área da Saúde é, sem dúvida, o maior desafio de todos os gestores públicos. A oportunidade de apresentar as demandas de Joinville diretamente ao ministro ajuda a esclarecer eventuais dúvidas e simplificar o caminho a ser percorrido pelos nossos pleitos”, observa o prefeito.
Também participaram da reunião a senadora Ivete da Silveira, a diretora executiva da Secretaria de Saúde de Joinville, Jocelita Cardozo Colagrande, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, Cleia Aparecida Clemente Giosole, além de integrantes da equipe técnica do Ministério da Saúde.
Adriano destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e Municipal para a implantação do Método Wolbachia, que se mostra como uma tecnologia promissora para o combate à dengue, zika e chikungunya. Joinville, que foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser contemplada com o projeto, já concluiu a primeira etapa de soltura dos mosquitos e está na segunda fase.
O prefeito reforçou o interesse da Prefeitura em ampliar a cobertura do Método Wolbachia para todo o território do município em uma possível terceira etapa do projeto, que será avaliada pelo Ministério.
O prefeito também solicitou suporte para o custeio do Hospital Municipal São José, que tem um custo anual superior a R$ 300 milhões e é referência para diversas especialidades de alta complexidade, como oncologia, ortopedia e neurologia.
Foi apresentada, ainda, a necessidade de atualização do parque tecnológico da unidade, com a substituição de equipamentos, como um novo aparelho de ressonância magnética, por exemplo.
O ministro se comprometeu a realizar uma reunião técnica com as equipes da prefeitura e do ministério para analisar as possibilidades de fortalecimento no repasse de recursos à unidade.
A importância do apoio para o financiamento de obras para a Saúde também foi pauta da reunião. Ao destacar o projeto das Vilas da Saúde, o prefeito reforçou o compromisso de Joinville com a prevenção e não somente no tratamento de doenças.
A necessidade de melhorias estruturais, com reformas, ampliações e novas edificações para as Unidades de Pronto-Atendimento, sobretudo a UPA Sul, também foi debatida. Um dos caminhos apontados pelo ministro foi a busca pelo acesso ao Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será avaliado pela prefeitura.
Por fim, o prefeito solicitou o reforço de recursos para ampliar a abrangência dos atendimentos que são oferecidos no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e nos demais serviços voltados a dependentes químicos, sobretudo àqueles que vivem em situação de rua.
“Trouxemos as principais demandas de Joinville, que foram recebidas e discutidas com o ministro Padilha e sua equipe. A partir de agora, fica aberto o caminho para que possamos buscar, com a ajuda dos nossos times técnicos, soluções para oferecer uma saúde cada vez melhor aos joinvilenses”, conclui Adriano.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: