Saiba quais empresas têm mais reclamações no Procon de Joinville

Bancos ou empresas de telefonia têm maior incidência de queixas

Saiba quais empresas têm mais reclamações no Procon de Joinville

Bancos ou empresas de telefonia têm maior incidência de queixas

Fernanda Silva

Ao longo de 2021, o Procon de Joinville atendeu um total de 8.825 reclamações de consumidores. A maioria das queixas são contra bancos ou empresas de telefonia, aponta listagem do órgão. As companhias bancárias, por exemplo, ocupam as três primeiras posições do ranking de empresas com maiores números de queixas na cidade.

A gerente do Procon joinvilense, Cristiane Berger, explica que as reclamações ligadas aos bancos estão, principalmente, relacionadas a empréstimos não autorizados e tiveram um aumento considerável desde o primeiro ano de pandemia. Isso porque este serviço passou a ser oferecido também por telefone.

Nestes casos, Cristiane explica que muitas agências costumavam ligar para os clientes falando sobre valores disponíveis para saque, sem deixar claro que este seria um empréstimo com taxas. Assim, os clientes, principalmente idosos, autorizavam o serviço por contato telefônico e, posteriormente, eram surpreendidos com descontos no pagamento.

Segundo a gerente, o cliente é lesado neste tipo de ocorrência, pois, na maioria dos casos, a informação repassada ao consumidor não corresponde ao serviço prestado. “Acabam induzindo, falam que é uma coisa ou outra”, afirma Cristiane. Em outras situações, empréstimos foram concedidos sem nenhuma autorização. Após o aumento destes casos, o legislativo catarinense proibiu que empréstimos fossem oferecidos por telefone.

Empresas de telefonia lideravam ranking

Antes da pandemia, porém, o topo do ranking de reclamações era ocupado pelas empresas de telefonia. “Sempre foram as campeãs, nos últimos anos perderam para o consignado, mas, normalmente, ainda quem mais se incomoda são os idosos”, diz Cristiane.

Entre as principais queixas estão cobranças irregulares como, por exemplo, contratação do serviço por um valor, mas cobra-se outro, instabilidade do serviço, e casos de cancelamento em que a fatura continua sendo recebida.

Diferente das demais reclamações recebidas, o Procon de Joinville atualmente consegue dar uma resposta mais rápida ao consumidor. Isso porque, segundo Cristiane, o órgão possui um contato direto com algumas empresas de telefonia, um 0800, em que o servidor liga e já consegue definir resoluções para os problemas do cliente de forma mais ágil e direta.

Ainda assim, há casos em que esse contato não é suficiente para dar uma resposta ao cliente. A partir disso, são realizadas audiências, tentativas de acordo e, por fim, decisão judicial.

Taxa de resolução chega a mais de 40%

Segundo o Procon, as resoluções das queixas em audiências feitas pelo próprio órgão chegam, atualmente, a mais de 40%, sem necessidade de se passar a ocorrência ao judiciário ou aplicar multas. “O Procon é um órgão conciliatório. A gente tenta mediar acordos para resolver o problema do consumidor da forma mais rápida possível. Se não deu certo, vai para o judiciário”, explica a gerente.

Além de repassar ao judiciário, o Procon também pode notificar e multar, dependendo dos casos. Denúncias de irregularidades, por exemplo, são passíveis de notificações. Cristiane explica que o órgão costuma, na primeira visita após denúncia, informar e orientar. Se o problema persistir, pode ocorrer a autuação.

Este é o caso de comércios, por exemplo. “Quando não cumprem o serviço completo, deixam de prestar alguma atividade”, explica.

Contato

O Procon de Joinville pode ser acionado pelo telefone 151, (47) 3481-5100, (47) 3481-5240, pelo WhatsApp (47) 98815-3195 ou e-mail [email protected].

Leia também:
Família de jovem ferida em acidente com mini lareira move ação contra bar em Joinville
Cozinha é atingida por incêndio após mulher deixar roupas secarem sobre fogão a lenha no Norte de SC
Casal fica mais de oito horas na fila para comprar gasolina sem imposto em Joinville
Primeira banda de rock de Guabiruba volta aos palcos após 32 anos; relembre a banda Symytéryo
Idoso é assassinado em casa de repouso de Blumenau após discussão


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo