Saiba quais os pré-candidatos do Psol de Joinville para as Eleições 2022
Partido terá candidatos a senador, deputado federal e estadual
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) deverá indicar cinco pré-candidatos de Joinville para as eleições de 2022. Ao todo, quatro nomes já foram definidos, mas serão confirmados apenas no final de abril, durante plenária. O partido ainda não confirmou para qual esfera cada nome deve concorrer.
Uma das possíveis candidatas será Jéssica Michels, que já concorreu à Câmara de Deputados em 2018 e para a Câmara de Vereadores de Joinville, em 2016 e 2020.
Outro nome é a influencer Carol Sardá. Representando a pauta feminista, será a primeira vez que ela concorre nas eleições. Também participando do pleito com sua primeira candidatura, está Zelize.
O presidente do Psol Joinville, Guilherme Luiz Weiler, também deverá ser candidato pelo partido. O joinvilense concorreu para vereador em 2020, mas não se elegeu.
O quinto nome ainda não foi definido. O presidente do Psol explica que o partido possui algumas células. Uma delas irá indicar uma pessoa, que ainda não foi definida. Guilherme, porém, acredita que poderá ser Adilson Mariano ou Mayara Colzani.
Adilson já concorreu a algumas eleições desde 2004. Já foi candidato a deputado estadual, federal e a vereador, tendo sido eleito para a CVJ em 2012. Já Mayara foi candidata a vereadora em 2016, a deputada estadual em 2018 e a prefeita de Joinville em 2020.
Candidatas mulheres
Estes são nomes pré-definidos, explica Guilherme. Porém, a chapa estadual poderá mudar algumas indicações. O presidente municipal conta que para o Psol é imprescindível apresentar candidatas mulheres, se possível, um número maior do que a cota de gênero pede. Por isso, se mais mulheres quiserem se candidatar, os nomes masculinos poderão sofrer alterações.
Unificar
Para o Senado, o partido deve indicar o vereador Afrânio Boppré, de Florianópolis. Para o governo estadual a ideia é unificar e fortalecer um único candidato à esquerda. Guilherme conta que a possibilidade é apoiar o candidato a governador do Partido dos Trabalhadores (PT).
O presidente do Psol explica que, enquanto partidos de direita devem se dividir e lançar diversos candidatos, os de esquerda podem unificar e concentrar forças para derrubar possíveis candidatos apoiadores de Jair Bolsonaro. “Queremos colocar a esquerda pela primeira vez no Estado”, diz.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube