Saiba quais são as primeiras ruas a receber fiscalização eletrônica em Joinville

Cidade terá lombadas eletrônicas, radares e semáforos para fiscalização

Saiba quais são as primeiras ruas a receber fiscalização eletrônica em Joinville

Cidade terá lombadas eletrônicas, radares e semáforos para fiscalização

Fred Romano | Revisão

Foi assinada nesta quinta-feira, 16, a primeira ordem de serviço para instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica em ruas de Joinville. O documento, emitido pelo Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville, prevê que a empresa Eliseu Kopp & Cia. Ltda. faça a implantação dos primeiros 15 pontos em até 30 dias.

Nesta fase, serão cinco lombadas eletrônicas, que são redutores com display para velocidade máxima de 40 quilômetros por hora (km/h); sete radares, ou seja, controladores sem display onde a velocidade máxima é de 60 km/h; e três semáforos, que além de atuarem como controladores de velocidade para máxima de 60 km/h, registram flagrante de avanço do sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

“Os equipamentos eletrônicos de fiscalização ajudam no controle de velocidade e, assim, a salvar vidas. Além disso, são câmeras com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que identifica a placa de um veículo furtado, por exemplo, sendo uma importante ferramenta para as forças de segurança”, afirma diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

Dos 15 pontos, o cruzamento entre as ruas Ottokar Doerffel e Rua Gothard Kaesemodel já conta com um equipamento instalado, utilizado para testar o sistema. Dos demais, com único ponto que terá mudança na velocidade permitida fica na avenida Almirante Jaceguay, na altura do número 3311. No local, onde a sinalização indica velocidade máxima de 40 km/h, será instalado um radar para velocidade máxima de 60 km/h.

Nos próximos dias, as equipes do Detrans vão vistoriar os 15 pontos e verificar quais precisam de reforço na sinalização vertical ou horizontal. Além disso, antes de começarem a funcionar, os equipamentos precisam passar pela aferição do Inmetro, o que deve ocorrer em um prazo de até 30 dias após o fim de cada implementação.

Ao todo, serão instalados 101 equipamentos em um prazo de até 180 dias. Serão 47 radares, 29 lombadas eletrônicas e 25 semáforos. Os serviços serão realizados pelo período de 50 meses e contemplam a disponibilização, implantação, operação, manutenção preventiva e corretiva, dos equipamentos além de licenças de software e suporte técnico. O valor total do contrato é de R$ 25.170.836,34.

Segurança no trânsito

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o número de acidentes de trânsito com vítimas cresceu na comparação dos anos de 2010 e 2020 com o ano de 2021, quando encerraram os serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico.

Em 2019, foram 3.593 acidentes. Em 2020, período em que houve diminuição na circulação de veículos em decorrência da pandemia, foram 3.303. Enquanto em 2021, quando encerrou o contrato para fiscalização automática, foram 3.864 acidentes e, no ano passado, 3.913. Até abril deste ano foram 1.193 acidentes com vítimas.

Outro número que chama atenção no relatório dos bombeiros é o aumento expressivo na quantidade de atropelamentos. Só nos primeiros quatro meses de 2023 foram 240 ocorrências. Enquanto em todo o ano passado foram 271 casos, quase a mesma quantidade registrada em 2021 (262).

Confira os pontos que vão receber os primeiros equipamentos:

Lombada eletrônica (40 km/h)

  • Rua Albano Schmidt, 4940
  • Rua João Filete de Oliveira, próximo da esquina com a rua Dona Cezarina
  • Rua Monsenhor Gercino, 6675
  • Rua Waldomiro José Borges, 3997
  • Rua Xavier Arp, 250

Radar (60 km/h)

  • Avenida Almirante Jaceguay, 3311
  • Avenida Marcos Wehmuth, 2979
  • Avenida Santos Dumont, 4967
  • Rua Guanabara, 3675
  • Rua Max Colin, 1629
  • Rua Minas Gerais, 5350
  • Rua XV de Novembro, 150

Semáforo (60 km/h)

  • Avenida Getúlio Vargas x rua Inácio Bastos
  • Rua Florianópolis x rua Guanabara
  • Rua Ottokar Doerffel x rua Gothard Kaesemodel

Leia também:
1. Operadora anuncia rede 5G em 14 bairros de Joinville; confira lista
2. VÍDEO – Colisão entre carreta e dois veículos gera filas na BR-101, em Joinville
3. Homem condenado por estuprar criança de 3 anos é localizado e preso em Joinville
4. Brasil registra oito mortes por febre maculosa em 2023; conheça doença
5. PF prende grupo que trazia drogas em voos de Manaus com destino a Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo