X
X

Buscar

Saiba quais são as principais ações do Kiko do Restaurante na Câmara de Joinville

“Fala, vereador” recebe Kiko do Restaurante, que tem como principal bandeira o desenvolvimento do Espinheiros

O empresário Kiko do Restaurante (PSD) está em seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores. Nas eleições de 2020, fez 2.915 votos. Morador do bairro Espinheiros, Kiko tem como uma das principais bandeiras do mandato o desenvolvimento da região.

“Fala, vereador!” é uma série de reportagens de O Município Joinville com os atuais vereadores da Câmara. As matérias serão publicadas às segundas e quintas-feiras em omunicipiojoinville.com. A ordem de veiculação é aleatória, com base na agenda de entrevistas montada pelo setor de Comunicação da Câmara.

Além de buscar melhorias para o bairro onde cresceu, Kiko diz que trabalha em prol de toda a cidade, mas cita alguns bairros que na visão dele precisam de mais atenção. “Ali do Espinheiros, Comasa, até o Bom Retiro, Aventureiro, ponte do Trabalhador, na área do Boa Vista, são as áreas que eu tenho mais atuado. A gente ficou com uma extensão muito grande. Ali nessa região deveria ter uns três vereadores atuando”, comenta.

Sobre a eleição do próximo ano, Kiko fala que está pensando sobre se candidatar ou não, mas confessa que tem intenção de disputar a reeleição.

Rotina

Questionado se visita a comunidade, Kiko diz que sempre passa pelos locais, mas não com tanta frequência quanto como antes de ser vereador. Ele justifica que o motivo é por estar na Câmara. “A gente tem que fazer essas visitas quando? De manhã. Domingo à tarde fechei o restaurante e fui lá no Paranaguamirim, percorri o bairro, chegando na casa das pessoas”, conta.

O vereador diz vai para a Câmara de segunda a sexta-feira. Nos dois últimos dias da semana não há sessão, mas Kiko afirma que costuma ir para fazer trabalhos internos, como assinar ofícios.

“Para-choque da comunidade”

Kiko diz que o vereador é o “para-choque da comunidade”. É para quem os moradores cobram muitas demandas, como pavimentação.

Questionado sobre o principal trabalho que está realizando no momento, Kiko não menciona uma ação específica. “O que eu quero que aconteça são as pavimentações comunitárias, onde tem ruas de barro”. Ele afirma que já fez diversos pedidos para a prefeitura. “A gente batalha muito em cima disso com as pessoas da comunidade para poder dar uma resposta”, comenta.

Projetos de lei

Conforme consta no sistema da Câmara de Vereadores, Kiko do Restaurante é autor em 32 projetos de lei, sendo 20 como autor único. Destes, 16 são referentes à nomeação de ruas e espaços públicos e um de declaração de utilidade pública.

Entre os outros três, dois foram aprovados e sancionados e um está em tramitação. Um dos projetos que virou lei na cidade torna opcional o registro dos chamados cursos livres. Conforme o vereador na justificativa do projeto, o objetivo é tornar Joinville mais atrativa para que empreendedores busquem a cidade para sediar cursos. “Vai facilitar a vida das pessoas”, diz o vereador.

Considerado um destaque pelo vereador, outro projeto que virou lei garante o direito de prioridade de matrículas de irmãos na mesma unidade escolar na rede municipal. Ele diz que agora vai orientar os pais sobre essa lei, para conseguirem reivindicar seus direitos.

O projeto que está em tramitação estabelece normas para apresentação de projetos que gerem custos aos envolvidos, sejam pessoas ou instituições públicas e privadas em Joinville. A ideia é regulamentar esta obrigação no município, para que projetos de lei que gerem muitos gastos sejam revistos.

Indicações

Kiko do Restaurante é um dos vereadores com mais indicações protocoladas na Câmara de Vereadores. Um levantamento do Observatório Social mostra que foram mais de 5 mil somando 2021 e 2022. E são mais de 2 mil em 2023, conforme constatado pela reportagem de O Município Joinville no sistema da Câmara.

Conforme o vereador, todas são demandas da população. Ele tem cinco pessoas na equipe que atuam na rua fazendo esse trabalho.

Entre as principais demandas estão questões sobre saúde, realização de cirurgias e reclamações de ruas, como falta de pavimentação. O procedimento, segundo o vereador, é conversar com os responsáveis na Prefeitura de Joinville, checar a possibilidade de resolver as situações e dar continuidade ao pedido.

Conforme Kiko e a equipe, o objetivo é fazer com que as demandas não acumulem e dar prosseguimento assim que elas chegam ao gabinete.

Mobilidade no Espinheiros

Para Kiko, a melhoria da mobilidade na região do bairro Espinheiros é uma das principais preocupações do mandato. “É o que sou mais cobrado”, conta. Ele diz que desde que entrou na Câmara reivindica a execução de um projeto para a viabilização de uma segunda saída no bairro. “Nunca teve projeto”, afirma.

Ele recorda o Festival Gastronômico realizado em setembro. Além de fomentar o turismo entre os restaurantes da região, a ideia era chamar a atenção para o problema viário do bairro. Kiko afirma que teve pessoas que nem conseguiu chegar ao evento porque o trânsito travou.

Conforme o vereador, um projeto está sendo feito pelo Executivo e deve ficar pronto no próximo ano.

UBSF no Espinheiros

Uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) está sendo construída no bairro Espinheiros. A ordem de serviço foi assinada em abril. Kiko afirma que ajudou o projeto sair do papel. “Corri atrás buscando emenda parlamentar”, conta.

A UBSF da Ilha tem um investimento total de R$ 6.015.319,81, sendo R$ 1,5 milhão oriundo de emenda parlamentar do então deputado federal Darci de Matos (PSD).

Participação nas comissões

Atualmente, o vereador é membro da Comissão de Finanças e secretário da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública. Ele conta que concentra os trabalhos na análise de projetos junto à equipe jurídica e faz o parecer, seja para aprovar ou recusar. Conforme a equipe, já foram mais de 200 pareceres feitos.


Assista agora mesmo!

Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide: