+

Saiba quais são as principais ações do vereador Alisson Julio na Câmara de Joinville

“Fala, vereador” recebe Alisson Julio, que destaca a ligação que tem com o governo

Saiba quais são as principais ações do vereador Alisson Julio na Câmara de Joinville

“Fala, vereador” recebe Alisson Julio, que destaca a ligação que tem com o governo

Isabel Lima

Alisson Julio (Novo) foi o vereador mais votado de Joinville nas Eleições de 2020. Além do marco de votação, é o primeiro vereador cadeirante da cidade. Vereador da base de governo, Alisson tem poucos projetos de lei de sua autoria protocolados, pois afirma que busca resolver situações sem criar novas leis. Ele é um dos vereadores com menos moções, títulos e comendas, um dos que menos protocola requerimentos e indicações e que nunca realizou um pedido de informação à Prefeitura de Joinville.


“Fala, vereador!” é uma série de reportagens de O Município Joinville com os atuais vereadores da Câmara. As matérias são publicadas semanalmente em omunicipiojoinville.com. A ordem de veiculação é aleatória, com base na agenda de entrevistas montada pelo setor de Comunicação da Câmara.

Para Alisson, assumir o cargo é um sentimento misto de gratidão e frustração. “A gente entra com o ímpeto de mudar o mundo e muitas vezes as expectativas são quebradas”, explica. Segundo Alisson, descobrir a forma que o legislativo funciona foi uma surpresa, pois é necessário considerar o que uma legislação permite, as possibilidades financeiras e outros entraves.

“Enquanto candidato a gente acha que o vereador tem muitos poderes, mas entrando a gente entende as limitações”, conclui. Para ano que vem, Alisson conta que já está como pré-candidato a vereador pelo partido Novo.

Perfil de atuação

Reprodução/ Arquivo pessoal

Já durante a campanha, Alisson decidiu que não atuaria por um bairro, mas sim por toda cidade. Somado aos problemas de mobilidade que enfrenta, essa característica faz com que ele não visite a comunidade com tanta frequência quanto outros vereadores. “Eu visito sempre que possível, quando eu sou demandado, eu faço visitas”, conta.

Por ter uma rotina mais complexa, Alisson tem uma agenda feita pelos assessores, mas validada por ele. “Eu não posso acordar quarenta minutos antes do compromisso, preciso acordar 2h30 antes, eu demoro mais para levantar, trocar de roupa, demoro mais para comer”, explica Alisson.

Mas ele está acostumado. Por ter uma deficiência desde que nasceu, Alisson conta que aprendeu a lidar com as dificuldades estruturais.

5G em Joinville

O principal projeto do mandato de Alisson Julio não é de sua autoria, mas foi elaborado no gabinete dele. A regularização de Joinville para implementação do 5G foi enviada para a Prefeitura de Joinville, que protocolou o projeto e passou para a Câmara de Vereadores de Joinville aprovar.

Segundo Alisson, assim que o leilão do 5G foi realizado no Brasil, ele agilizou para trazer a tecnologia para Joinville. “Joinville foi uma das primeiras cidades das brasileiras receber o sinal de 5G, na frente de 13 capitais”, conta com orgulho.

O resultado disso é a ampliação dos investimentos das operadoras. Conforme o vereador, só a Tim já investiu R$ 12 milhões na cidade.

Demandas atuais

Neste segundo semestre de 2023, Alisson conta que três demandas estão consumindo quase todo o tempo. Uma delas é o projeto de lei que tem com Neto Petters e Érico Vinícius, ambos do Novo, sobre o Simdec.

Outra demanda latente é a Comissão Especial do binário da Zona Sul. Alisson é o relator do projeto que tem diversas audiências públicas e envolvidos para serem ouvidos. Para finalizar, Alisson é o relator da Lei de Orçamentária de 2024. “É um assunto bastante complexo, que demanda bastante estudo”, explica.

Além disso, ele recebe demandas da comunidade, principalmente relacionadas à saúde, mas que costumam ser por problemas de orientação. “A gente consegue sanar por aqui porque muita coisa é dúvida”, diz Alisson.

O segundo tipo de demanda que ele mais recebe tem relação com a infraestrutura. Ele conta que primeiro orienta as pessoas a realizarem uma ouvidoria e, caso ela não seja respondida no prazo, ele faz o contato direto com o Executivo.

Revogaço que não aconteceu

Reprodução/ Arquivo pessoal

Uma das promessas de campanha de Alisson Julio era fazer um pacote de revogações de leis, o “revogaço”. Entretanto, após dois anos e meio de mandato, Alisson conta que teve que rever esse ponto.

Segundo ele, o trabalho de analisar as milhares de leis de Joinville para propor algumas revogações pode não trazer tantos benefícios à população. Além disso, ele conta que teve que despender de 90% da capacidade de trabalho dos assessores jurídicos durante os dois primeiros anos da legislatura, pois era presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Embora não pretenda lançar o prometido “revogaço”, Alisson destaca a revogação de uma lei que proibia a prefeitura de licitar softwares com versões gratuitas no mercado. Para ele, isso diminui a produtividade do serviço público.

Ele cita o Google e o pacote Microsoft, que não poderiam ser adquiridos pelo poder público antes da revogação. “Esse foi um projeto que a gente teve o cuidado de conversar com todos os vereadores explicar o problema”, conta Alisson.

Restante do mandato

Alisson Julio (Novo) não tem projetos de lei que pretende protocolar até o fim do mandato, mas que eles podem surgir. “Eu sou um dos vereadores com menos projetos de lei, então entendo que quanto menos leis melhor”, defende.

Quando alguma entidade ou munícipe propõe algum projeto, ele tenta resolver sem criar uma lei. “Às vezes da para fazer, só tem que mudar um processo administrativo, resolvemos o problema e não precisamos criar uma lei para isso”, conta.

Até a campanha, Alisson planeja continuar com o trabalho que tem feito nas Comissões de Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia; de Proteção Civil e Segurança Pública; de Finanças, Orçamento e Contas do Município e Comissão Especial Mobilidade Urbana Região Sul 2023.

Além disso, afirma que continuará com o trabalho que realiza em relação à acessibilidade das pessoas com deficiência. Ele conta que fiscaliza a implantação e reforma de calçadas em toda a cidade.


Assista agora mesmo!

Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo