X
X

Buscar

Saiba quais são os bairros com mais ciclofaixas em Joinville

Município tem mais de 200 quilômetros de vias destinadas para ciclistas

Joinville tem mais de 200 quilômetros (km) de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas. Atualmente, a maior concentração de espaços disponíveis para os ciclistas está na região Centro-Norte do município, com 83,5 km.

O bairro com a maior quilometragem é o Boa vista, localizado na região Leste, com 12,9 km. O bairro Jardim Sofia, na região nordeste, é o que menos tem: conta com 0,9 km.

Confira as tabelas da quilometragem por bairros e regiões:

O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond Vieira, explica que a quilometragem menor na zona sul da cidade “acompanha a porcentagem de pavimentação”.

Marcel Virmond Vieira, secretário responsável pela Sepud | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

“A região foi construída numa época em que os loteamentos tinham uma infraestrutura muito mínima”, diz Marcel. “Nesses lugares é mais difícil de implantar [ciclofaixas]”, completa. Ele cita também o fato do relevo ser mais íngreme.

Implementação de novas ciclofaixas

Para Marcel, “é prematuro falar um número” exato de quilômetros de espaços para ciclistas a serem implementados na cidade. “A gente entende que há regiões da cidade que com alguma qualificação elas se tornam cicláveis”, acrescenta.

Conforme o secretário, conforme são realizadas obras de repavimentação e requalificação de vias, há uma ampliação da rede cicloviária.

“Quando você atende o ciclista, você está desatendendo alguém, ou tirando estacionamento”, comenta. A repercussão negativa de algumas ações, incluindo a instalação de uma ciclofaixa de mão-dupla na rua Marquês de Olinda, fez com que a prefeitura pensasse mais vezes antes de realizar mudanças.

“Um projeto teoricamente muito bem-intencionado acaba sendo um tiro no pé”, acrescenta Marcel. Então, a tendência é que ampliação do sistema cicloviário seja progressiva. “Eu não posso chegar numa rua central, comercial, por exemplo, e tirar todo o estacionamento. Vai gerar prejuízo”, completa.

Para novas obras, a Sepud visa sincronizar o trabalho com as demais secretarias e órgãos envolvidos. “Há um trabalho hoje para fazer esse alinhamento, mas nós temos coisas que estão em andamento. É aquela história, nós estamos trocando a turbina do avião e o voo”, comenta Marcel.

Número de acidentes com ciclistas aumenta

O secretário cita a ciclofaixa da rua Monsenhor Gercino como um exemplo para a redução de acidentes na região. “Houve um acompanhamento na época e resultados muito positivo em segurança”, acrescenta.

A quantidade de acidentes envolvendo bicicletas, atendidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), no período de janeiro a agosto de 2021, é maior que no mesmo período de 2020 e 2019.

Confira o número de acidentes envolvendo bicicletas em Joinville:

“Quando pega 2020 como base é muito complicado por causa da pandemia”, explica o secretário. Ele comenta que a suspensão das aulas nas escolas e comércios fechados são motivos para o número “baixo”.

Plano cicloviário

“Há uma tendência, de estímulo à mobilidade por bicicleta”, conta Marcel. O plano da secretaria é fazer a conexão entre trechos de ciclovias que ainda não se encontram.

Um estudo técnico para o novo plano viário está sendo feito. O material técnico mostra que uma parcela significativa dos deslocamentos feitos em Joinville são realizados com bicicleta. Com isso, o plano que já existia será atualizado entre o fim de 2021 e início de 2022.

Segundo o secretário, o plano viário está sendo feito desde 2019, por um contrato internacional de consultoria. Atualmente o projeto está na fase de modelagem.

Na fase inicial foram feitas pesquisas de mobilidade, com informações de polos no tráfego e tendências de deslocamentos. Com o resultado, foram traçados três cenários possíveis, que serão discutidos tecnicamente e validados com a comunidade. A partir disso, os planos viário e cicloviário serão adequados.

Virmond afirma que o sistema de transporte coletivo será remodelado. “É cedo para falar disso porque o projeto técnico vai começar a ser feito”, comenta. A intenção da secretaria é promover uma intermobilidade, onde a pessoa possa sair de casa usando a bicicleta e ir até o terminal ou ponto de ônibus.

Programa Mexa-se Bike

O Programa Mexa-se Bike, da Prefeitura de Joinville, teve início em 4 de agosto e promove a prática de ciclismo recreativo no município. Atualmente, ele está temporariamente suspenso, por conta da Covid-19.

A ideia da prefeitura é de “promover as relações sociais e a interação familiar”, “além de resgatar a identidade do município enquanto ‘Cidade das Bicicletas’”. Pessoas a partir de 7 anos podem participar, com bicicletas sem roda de apoio.

Segundo Marcel, a ampliação das faixas destinadas aos ciclistas não está ligada diretamente ao programa. O secretário acredita que é uma oportunidade que permite programas como esse de serem executados com segurança.

Fiscalização e manutenção

A fiscalização de motoristas que estacionam irregularmente em ciclofaixas é feita pelo Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans).

Com relação a folhas de árvores que possam estar no caminho das faixas para ciclistas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) é quem fiscaliza e realiza o podamento.

Qualquer reclamação pode ser feita através da ouvidoria da Prefeitura de Joinville, através do site ou do telefone 156.