X
X

Buscar

Saiba quais são os bairros mais atingidos pelo temporal em Joinville

Defesa Civil alerta para novos temporais; trânsito foi afetado

A Prefeitura de Joinville está trabalhando para restabelecer a normalidade nos bairros atingidos pela forte chuva da tarde desta terça-feira, 4. Segundo a Defesa Civil, os principais bairros atingidos foram Costa e Silva, Santo Antônio e Distrito Industrial Norte.

Para que os profissionais possam trabalhar no local, o trânsito de veículos foi afetado. Para quem vem no sentido Bairro/Centro está sendo desviado no Elevado Heinz Schulz. Os motoristas têm a opção de seguir pela avenida Edgar Meister, sentido Univille, ou sentido BR-101. Ainda há a possibilidade de retornar ao bairro pela rua Dona Francisca.

A combinação de calor e umidade fez com que um temporal isolado atingisse essa região causando chuva forte. O acumulado de chuva foi de 50 milímetros em menos de uma hora. Várias ruas ficaram alagadas.

Além disso, a Defesa Civil também registrou uma queda de árvore sobre uma residência que ficou danificada, mas não precisou ser interditada e uma queda de muro, que atingiu o quintal. As duas ocorrências foram na rua Pavão, no bairro Costa e Silva. Os Bombeiros Voluntários atenderam nove ocorrências relacionadas a pessoas que estavam em áreas alagadas.

Com a força da água, algumas ruas tiveram situações relacionadas a rede de drenagem. É o caso da rua Dona Francisca, próximo ao número 6074, onde duas frentes de trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana executam a reconstrução do pavimento e também o conserto na rede de drenagem. A previsão da Seinfra é que a obra esteja finalizada até o fim do dia, faltando apenas concluir a pavimentação.

Outra ação que está sendo feita é a limpeza de galerias e rios. Esse trabalho é necessário, pois com a força da água, muito material ficou acumulado próximo de pontes. Durante a manhã, as equipes estavam concentradas na avenida Almirante Jaceguay. Durante o mês de janeiro, a Seinfra fez o trabalho de limpeza nos rios justamente no bairro Costa e Silva. Esse serviço iniciou em 6 de janeiro e terminou no dia 29. Foram limpos 10 quilômetros dos rios Walter Brandt, Luiz Tonemann e Cachoeira.

Novos temporais

A Defesa Civil de Joinville reforça que a possibilidade de temporais isolados continua até o fim de semana. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, eventuais enxurradas e queda de galhos e árvores.

A população deve acompanhar os alertas que são emitidos via SMS, pela Defesa Civil Estadual, com antecedência e de maneira preventiva. Para receber esses alertas que são enviados gratuitamente, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). Além de acompanhar os alertas, a população também tem que saber o que fazer quando recebe algum desses alertas.

“As mensagens de SMS, ou os alertas que nós publicamos nos canais oficiais da Prefeitura servem como uma prevenção. Então é como se fosse um aviso para que as pessoas fiquem atentas a esses riscos”, informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

“Recebeu um SMS, viu que a prefeitura publicou o alerta, preste atenção às condições climáticas e já tome medidas preventivas para se proteger. Em todos os casos, não transite em áreas alagadas, ou atravesse pontes submersas”, reforça.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.

Leia também:

1. Aposta de Joinville ganha mais de R$ 1 milhão na Lotofácil
2. Pablo Marçal faz palestra em Joinville; veja onde e quando
3. Quando a Romênia jogou em Joinville: amistoso histórico do JEC completa 45 anos
4. VÍDEO – Motorista que atingiu ciclista e fugiu é indiciado em Joinville
5. Família de Joinville pede ajuda para custear tratamento de paralisia cerebral do filho na Tailândia


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: