Saiba quais são os planos do Instituto Festival de Dança para o Centreventos em Joinville

Organização social está quatro meses à frente da gestão do complexo

Saiba quais são os planos do Instituto Festival de Dança para o Centreventos em Joinville

Organização social está quatro meses à frente da gestão do complexo

Fred Romano

O Instituto Festival de Dança completa nesta sexta-feira, 1º, quatro meses à frente da operacionalização, gestão e manutenção dos equipamentos culturais e serviços executados no Complexo Centreventos Cau Hansen, em Joinville.

O Complexo Centreventos Cau Hansen é composto pelo Expocentro Edmundo Doubrawa, Teatro Juarez Machado, Centro de Convenções Alfredo Salfer e Arena Multiuso, totalizando uma área de 41.133,49 metros quadrados (m²).

Nestes primeiros meses de gestão, o coordenador Gabriel de Paula avalia que as principais mudanças são mais perceptíveis ao público interno do que ao externo. Até o momento, o foco tem sido no reparo de equipamentos.

O coordenador também cita a necessidade de conhecer melhor o espaço. Gabriel entende que o modelo do contrato de gestão com uma organização social (OS) tem sido benéfico por não haver necessidade de processos licitatórios na contratação de serviços de manutenção e limpeza.

“[Sob gestão do poder público] Uma necessidade que é pontual e pequena vai se tornar um processo de oito meses a um ano”, comenta. “O maior avanço tem sido identificar e preparar tudo que são manutenções significativas para o funcionamento do complexo”, completa.

Um dos objetivos da nova gestão é arrumar a cobertura da arena multiuso do Centreventos. O coordenador explica que ainda serão realizadas manutenções, mas a ideia é fazer uma reforma geral para evitar novos estragos. Apesar de ser uma meta para os próximos anos do contrato, o instituto pretende adiantar o projeto de uma nova cobertura já em 2025.

O instituto também iniciou a manutenção dos elevadores do local que estavam inativos. A quantia para a manutenção foi arrecadada com a realização de eventos no complexo.

Quando o instituto assumiu a gestão, no dia 1º de julho deste ano, já havia uma agenda pré-definida de eventos que seriam realizados no complexo. Gabriel conta que foram realizadas reuniões com todos os produtores para reafirmar o compromisso de cumprir os contratos pré-existentes.

Agendamento de eventos no Centreventos

Atualmente, a gestão tenta modernizar o modelo de agendamento com a disponibilização de agendamento pelo site centreventos.com.br. No portal, também é possível conferir eventos já agendados em cada um dos espaços do complexo.

Além disso, o Complexo Centreventos Cau Hansen conta agora com um perfil no Instagram, onde é a agenda de eventos da semana é atualizada às quartas-feiras.

Gabriel comenta que a gestão agora está em busca de grandes eventos para serem realizados no Complexo Centreventos Cau Hansen. Neste esforço, o Instituto Festival de Dança está se preparando para ir às feiras e congressos para apresentar a estrutura disponível.

Vigência do contrato e metas

A vigência do contrato é de 60 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. O contrato de gestão prevê, nos primeiros seis meses, um repasse mensal da Prefeitura de Joinville ao Instituto Festival de Dança de R$ 209,3 mil.

Segundo a prefeitura, a quantia foi calculada com base no valor utilizado pelo município para manter o local. Gabriel afirma que esse valor é destinado 100% para a manutenção do espaço.

A partir do sétimo mês, o valor do repasse mensal será composto por uma parte fixa correspondente a 90% e uma parte variável correspondente a 10%, calculada com base na avaliação de indicadores de qualidade estipulados pelo edital.

As metas e serviços a serem cumpridos e executados pelo Instituto Festival de Dança foram estabelecidos no Plano de Gerenciamento e no Plano de Ação, apresentados pelo Instituto durante o processo do chamamento público. “Este primeiro ano traz grandes desafios no sentido de projetar o que vai ser feito nos próximos anos”, avalia Gabriel.

Entre as metas a serem cumpridas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville na gestão do Complexo Cau Hansen estão a realização de apresentações culturais no Teatro Juarez Machado com ingressos a preços acessíveis; promoção de festivais, eventos e espetáculos culturais; exposição de obras de arte; revitalização da infraestrutura do espaço Teatro Juarez Machado; execução do projeto paisagístico do estacionamento; e renovação da cobertura do Expocentro Edmundo Doubrawa e Arena Multiuso.

Juarez na Dança

Um dos projetos já realizados pela nova gestão foi o Juarez na Dança. Em setembro, o instituto abriu inscrições para grupos, escolas e companhias de dança que desejassem participar do projeto, que visa promover espetáculos de dança com ingressos a preços acessíveis, com a renda revertida para os grupos participantes, incentivando a profissionalização da dança e a formação de plateia.

Para participar, os grupos de Joinville precisavam ter um espetáculo de dança com no mínimo 45 minutos de duração. As apresentações aconteceram ao longo de outubro.

O valor arrecadado foi destinado às instituições de dança participantes como forma de incentivo à profissionalização. O Centreventos ofereceu aos grupos a estrutura do teatro com sonorização e iluminação, receita da bilheteira com desconto dos custos operacionais, taxas e impostos, além de divulgação na TV da recepção, painel do estacionamento e redes sociais do Festival de Dança.

Relação com JEC Futsal e Joinville Vôlei

Com relação ao uso da arena no Centreventos Cau Hansen pelos times esportivos de Joinville, principalmente o JEC Futsal e o Joinville Vôlei, Gabriel relembra que havia uma preocupação para que os clubes continuassem a utilizar o espaço como antes.

Conforme definido no edital, o Centreventos Cau Hansen poderá continuar a ser usado para atividades esportivas. O coordenador afirma que a relação com ambos os clubes é amistosa e que a organização consegue conciliar os treinos e jogos das equipes na arena.

Leia também:
1. Com 65 anos de atuação em Joinville, empresa será homenageada na Câmara de Vereadores
2. PM prende suspeitos de agredir e roubar casal de idosos em Joinville
3. Justiça condena empresa de Joinville a pagar R$ 1 milhão por descumprir cota de aprendizes
4. Filme com Danni Suzuki e com cenas gravadas em Joinville estreia nesta quinta-feira
5. Trabalhador morre após queda de 5 metros em lavanderia industrial em Rio Negrinho


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo