Saiba quais secretarias devem ser impactadas pela reforma administrativa da Prefeitura de Joinville

Projeto está na Câmara de Vereadores de Joinville

Saiba quais secretarias devem ser impactadas pela reforma administrativa da Prefeitura de Joinville

Projeto está na Câmara de Vereadores de Joinville

Lucas Koehler

Na última segunda-feira, 16, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei ordinária que estabelece uma nova estrutura administrativa na prefeitura.

Entre as mudanças, estão a extinção das subprefeituras e a redistribuição direta de suas estruturas para a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), criando dois cargos de secretário para a Controladoria-Geral do Município e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, porém, extinguindo outros seis.

Com isso, as subprefeituras seriam chamadas Unidades Avançadas de Infraestrutura, supervisionadas pela própria Seinfra. De acordo com a prefeitura, a atual estrutura está insuficiente para realizar os serviços e obras, principalmente após o anúncio do Plano 1000, do governo estadual.

Na Secretaria de Educação, o projeto prevê a criação de duas diretorias executivas, seis gerências e oito coordenações nível I. A justificativa é que a nova estrutura agilizará os processos internos, melhorará a qualidade de vida da equipe, que hoje está sobrecarregada, e trará melhores resultados no gerenciamento da educação.

Outra mudança prevista deve impactar a Controladoria-Geral do Município. A ideia é transformá-la em secretaria.

Mais duas secretarias podem ter alterações

Conforme a proposta da prefeitura, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) passará a se chamar Secretaria de Meio Ambiente. A estrutura da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), que estava sob o comando dessa secretaria, será redistribuída para a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Além disso, o município pretende criar, dentro da Sama, a Unidade Parques e Praças, com função gratificada. O objetivo é melhorar os serviços de adoção da administração de áreas públicas por empresas privadas.

Já a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) deverá ser dividida em duas: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (SPPU) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sede).

A SPPU terá como atribuição planejar o desenvolvimento territorial do município, com uma diretoria executiva, quatro gerências, cinco coordenadorias nível I e três coordenadorias nível dois II.

Por sua vez, a Sede será responsável por planejar e executar as políticas de desenvolvimento econômico municipal, fomentando o empreendedorismo. Para a condução da secretaria, o projeto prevê uma diretoria executiva do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat), redistribuída da Secretaria de Assistência Social, e a diretoria executiva da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), redistribuída da Secretaria de Meio Ambiente.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo