X
X

Buscar

Saiba quais secretarias devem ser impactadas pela reforma administrativa da Prefeitura de Joinville

Projeto está na Câmara de Vereadores de Joinville

Na última segunda-feira, 16, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei ordinária que estabelece uma nova estrutura administrativa na prefeitura.

Entre as mudanças, estão a extinção das subprefeituras e a redistribuição direta de suas estruturas para a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), criando dois cargos de secretário para a Controladoria-Geral do Município e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, porém, extinguindo outros seis.

Com isso, as subprefeituras seriam chamadas Unidades Avançadas de Infraestrutura, supervisionadas pela própria Seinfra. De acordo com a prefeitura, a atual estrutura está insuficiente para realizar os serviços e obras, principalmente após o anúncio do Plano 1000, do governo estadual.

Na Secretaria de Educação, o projeto prevê a criação de duas diretorias executivas, seis gerências e oito coordenações nível I. A justificativa é que a nova estrutura agilizará os processos internos, melhorará a qualidade de vida da equipe, que hoje está sobrecarregada, e trará melhores resultados no gerenciamento da educação.

Outra mudança prevista deve impactar a Controladoria-Geral do Município. A ideia é transformá-la em secretaria.

Mais duas secretarias podem ter alterações

Conforme a proposta da prefeitura, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) passará a se chamar Secretaria de Meio Ambiente. A estrutura da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), que estava sob o comando dessa secretaria, será redistribuída para a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Além disso, o município pretende criar, dentro da Sama, a Unidade Parques e Praças, com função gratificada. O objetivo é melhorar os serviços de adoção da administração de áreas públicas por empresas privadas.

Já a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) deverá ser dividida em duas: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (SPPU) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sede).

A SPPU terá como atribuição planejar o desenvolvimento territorial do município, com uma diretoria executiva, quatro gerências, cinco coordenadorias nível I e três coordenadorias nível dois II.

Por sua vez, a Sede será responsável por planejar e executar as políticas de desenvolvimento econômico municipal, fomentando o empreendedorismo. Para a condução da secretaria, o projeto prevê uma diretoria executiva do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat), redistribuída da Secretaria de Assistência Social, e a diretoria executiva da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), redistribuída da Secretaria de Meio Ambiente.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube