Saiba qual deve ser valor da tarifa de estacionamento rotativo em Joinville
Tema foi discutido em audiência pública na Câmara de Vereadores
Tema foi discutido em audiência pública na Câmara de Vereadores
Na quinta-feira. 1º, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação do estudo e recebimento de ideias e propostas no processo de concessão do serviço de estacionamento rotativo de Joinville.
Durante o momento, a equipe do consórcio responsável pela estruturação da modelagem apresentou detalhes sobre o estudo, como a previsão de tarifa no valor de R$ 3 a hora e tempo máximo de duas horas para utilização da mesma vaga. Outra consideração importante é que o sistema operacional implantado em Joinville será moderno e com fácil acesso para utilização.
O estudo indica, ainda, que o pagamento poderá ser feito por totem, aplicativo, monitores e ponto de venda nos comércios. Serão aceitos Pix, cartões de crédito e débito, boleto, e dinheiro em espécie nos pontos de venda.
Com foco nas novas tecnologias, há previsão de vagas para veículos elétricos, onde o carregamento será pago à parte. Além disso, no aplicativo poderá ser consultada a disponibilidade de vaga.
O principal objetivo da concessão do serviço de estacionamento rotativo é democratizar o uso do espaço público e promover a rotatividade do uso de vagas de estacionamento, reduzindo a circulação desnecessária de veículos que rodam procurando por uma vaga.
Comerciantes e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (Fcdl-SC) e Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (Sindilojas) participaram da audiência, apresentaram sugestões e tiraram dúvidas sobre o estudo. O presidente da CDL Joinville, Marcos Bittencourt, reforçou na sua fala a importância da implantação de um novo sistema.
“Parece que está saindo do papel o estacionamento rotativo tão importante para o comércio e para a cidade. Não é possível a maior cidade do estado não ter um estacionamento rotativo moderno e dinâmico. As pessoas precisam circular no centro”, afirmou durante a audiência.
Guilherme Cauduro, que durante a audiência se posicionou como assessor jurídico da CDL, comentou sobre a importância de manter o fluxo de utilização das vagas.
“Nós temos o entendimento que a democratização do uso dessas vagas fará com que o comércio se aqueça. Vai ser mais fácil as vendas, mais fácil a utilização dessas áreas centrais. Dar o fluxo nessas vagas, com certeza, facilitará a vida de todos”, declarou.
O estudo apresentado prevê a implantação de 2.760 vagas na região central do município, com previsão de ampliação ao longo do contrato, que terá duração de 20 anos.
As contribuições realizadas durante audiência pública e também na consulta pública que está aberta até o dia 8 de agosto serão revisadas e poderão ser consideradas na finalização da proposta.
No site da Prefeitura, também estão disponíveis os estudos sobre a implantação do sistema. Após ler o material, os interessados poderão enviar sugestões por meio de formulário eletrônico.
O projeto final será analisado pelo Tribunal de Contas do Estado. Após essa avaliação, inicia o processo para lançamento da licitação que definirá a empresa que será responsável pela operação do serviço de estacionamento rotativo em Joinville.
A futura licitação consiste na concessão dos serviços de implantação, sinalização, exploração, operação, manutenção, controle, gestão, comercialização e fiscalização de vagas de estacionamento de veículos automotores em vias, logradouros e espaços públicos próprios, mediante a rotatividade de uso.
Importante reforçar que, neste momento, não há mudanças no sistema de estacionamento rotativo, que permite a utilização da vaga por no máximo duas horas gratuitamente. A fiscalização é realizada por agentes de trânsito.
Leia os destaques da semana:
1. Indústria automotiva de Joinville abre processo seletivo com 50 vagas
2. Ato polêmico na abertura das Olimpíadas de Paris motiva projeto de lei em Joinville
3. Saiba quando ocorre show da dupla Jorge e Mateus em Joinville
4. Prefeitura define área onde deve ser construído novo ginásio esportivo de Joinville
5. MP-SC fecha acordo com Águas de Joinville para investimento de R$ 370 milhões na cidade
Após retorno aos palcos, Rudi e Willy se reúnem com Sargento Junkes para contar piadas: