X
X

Buscar

Saiba qual foi o filme vencedor do 4º Festival Internacional de Cinema de Joinville

Festival aconteceu durante seis dias

O grande vencedor da quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville (Jiff) foi o curta mineiro dirigido por Caroline Cavalcanti: “Lapso”.

O filme já conquistou o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta no 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e teve repercussão positiva entre público e crítica em diferentes festivais brasileiros, além de ter participado da Mostra Competitiva Generation do Festival de Berlim, recebendo Menção Honrosa do júri.

“Lapso” tem como cenário o centro e a periferia de Belo Horizonte, trazendo como protagonistas Bel, uma adolescente surda interpretada por Beatriz Oliveira, e Juliano, interpretado pelo ator Juan Queiroz.

No curta, os adolescentes Bel e Juliano se encontram após serem detidos por atos de vandalismo e cumprem medidas socioeducativas em uma biblioteca pública. O filme se desenvolve por diários em áudio compartilhados por Juliano, nos quais ele expressa seus sentimentos e dúvidas, buscando um propósito na vida.

Festival Internacional de Cinema de Joinville

Durante seis dias, a quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville aconteceu em vários pontos da cidade, com entrada gratuita em todas as sessões. O festival teve a produção da Cooperfilm Cine e direção de produção da Leste BR.

“Foram os Sussurros Que Me Mataram”, com direção e roteiro de Arthur Tuoto, foi o filme convidado para abrir esta edição, tendo na plateia da sessão as atrizes Mel Lisboa e Carla Rodrigues.

Na programação, ainda se fizeram presentes o longa documentário “As Quatro Irmãs” de Evaldo Mocarzel com a participação da aclamada Vera Holtz e o aclamado e premiado “Porto Príncipe”, dirigido pela catarinense Maria Emília de Azevedo, que esteve também na exibição do filme. O longa narra a história da chegada de imigrantes haitianos em Santa Catarina. O público pôde conhecer e debater um pouco mais sobre a temática do filme após sua exibição.

Segundo o produtor executivo do festival, Alceu Bett, essa foi a maior edição, um festival para as pessoas. O público realmente comprou a ideia e prestigiou a programação, que incluiu, além da exibição de curtas, longas-metragens e documentários, filmes segmentados como os vistos na Mostra Filmdance, com exibições na Sala Agripina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Nesta edição, teve-se a consolidação da Mostra Catarina, com produções feitas em Santa Catarina e curadoria do cineasta Juliano Lueders, com exibições no Auditório da Univille.

No CEU Aventureiro, aconteceram a Mostra Infantil Quixotinho 1 e 2, com exibições também na Galeria 33. Além da Mostra Infantil, foram exibidas na galeria sessões acessíveis, ampliando assim o público.

Já a Mostra Internacional trouxe filmes de todo o mundo, mostrando novos rumos e propostas para o audiovisual, investindo na produção autoral e artística. Isso pôde amplamente ser visto na Mostra Arthouse. O festival foi financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, através da Lei Paulo Gustavo.

Confira os filmes campeões:

Melhor Filme Mostra Nacional / Melhor Diretor
Lapso
Diretora: Caroline Cavalcanti

Melhor Atriz
Vera Valdez por Feira da Ladra

Melhor Ator
Julien Croiset por A Capella em Ré Menor

Melhor Filme Mostra Internacional
Twakana Yagan Argentina / Documentário
Diretores: Ignácio Leônidas e Rodrigo Tenuta

Melhor Filme Mostra Catarina
Vanh Go To Laklano
Diretores: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá

Melhor Filme Mostra Arthouse
No 8° Dia
Diretores: Agathe Senechal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin, Theo Duhautois

Melhor Filme Mostra Filmdance
Herbarium
Diretora: Iwona Pasinska

Melhor Filme Mostra Quixotinho
As Aventuras da Toninha Babi — Novos Mares
Diretor: Rizoma Estúdio e O Toninhas do Brasil

Leia também:
1. Trimania: moradores de Joinville ganham prêmios principais neste domingo
2. Jovem morre vítima de afogamento em praia de Balneário Camboriú
3. Com investimento de mais de R$ 7 milhões, trechos da rua Boehmerwald serão pavimentadas, em Joinville
4. Mulheres são encontradas mortas em Navegantes; suspeito é preso
5. SC-108 será totalmente bloqueada em Guaramirim nesta terça-feira


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: