Saiba qual será o dia mais frio da semana em Joinville
Intensa massa de ar frio provoca declínio acentuado das temperaturas em Santa Catarina
Intensa massa de ar frio provoca declínio acentuado das temperaturas em Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para uma intensa massa de ar frio que provocará um declínio acentuado das temperaturas a partir deste terça-feira, 27, em todo o estado.
As menores temperaturas mínimas neste período variam de -9 °C a 3 °C nos planaltos, de -5 °C a -2 °C na metade do Oeste catarinense.
Até neste sábado, 31, geadas amplas devem ser registradas em todas as regiões catarinenses. Conforme a Defesa Civil, o amanhecer de frio mais intenso deve ocorrer na quinta e na sexta-feira. Além disso, as tardes também devem ser bastante frias.
Em Joinville, a chance de geada é mínima, conforme Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram. Na região Norte, há chance do fenômeno é mais provável nas regiões mais altas durante a madrugada desta quinta-feira, 29.
A meteorologista afirma que, por conta das temperaturas máximas também estarem baixas, o clima gelado deve predominar durante todo o dia nesta semana.
Nesta terça-feira, 27, a previsão indica tempo encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura mínima prevista é de 14 °C, com máxima de 21 °C. Há também possibilidade de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora (km/h).
Nebulosidade variável é a previsão para esta quarta-feira, 28, já com temperaturas mais baixas em Joinville. Mínima de 9 °C e máxima de 16 °C. Possibilidade de rajadas de vento de até 45 km/h.
Segundo Marilene, o frio deve ser mais intenso na cidade no fim da semana. Nesta quinta-feira, 29, o dia deve ser ensolarado, com mínimas de 5 °C e máxima de 15 °C.
À noite, a temperatura diminui novamente, com mínimas entre 5 °C e 6 °C. O frio intenso deve ficar concentrado entre 22h e 8h.
Já na sexta-feira, 30, a mínima é de 4 °C e mínima de 13 °C, com possibilidade de rajadas de vento de até 30 km/h.
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, é importante manter cuidados necessários nesses dias, como usar roupas que amenizem o frio, evitar ficar exposto, por tempo estendido, ao ar livre e, mesmo em dias de sol, sair de casa com roupas que aqueçam o corpo.
Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda beber bastante água e abrigar animais domésticos.
O órgão ainda ressalta a importância de manter os cuidados com a Covid-19, evitando aglomerações em locais fechados e a importância de manter as mãos higienizadas.
Em Joinville o ginásio Abel Schulz será utilizado como um abrigo emergencial, em que a população em situação de rua poderá pernoitar, além de receber jantar a café da manhã. Estarão disponíveis colchões e cobertores para acomodar aqueles que procurarem o local.
Equipes também irão percorrer as regiões onde geralmente ficam as pessoas em situação de rua para orientar sobre a utilização do abrigo emergencial. Não será necessário nenhum cadastro ou aviso para acessar o serviço. O abrigo emergencial funcionará a partir desta terça-feira, 27, até domingo, 1º de agosto, das 18h às 8h.
O local também funcionará como um ponto de coleta para doações de colchões, cobertores e roupas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará disponível durante todo o dia no local para receber, separar e destinar os donativos. As doações serão recebidas a partir desta terça-feira, 27, às 8h.
Voluntários que queiram colaborar com a ação podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (47) 3433-3341 ou (47) 9-8402-4633. Emergências poderão ser comunicadas por meio do telefone 192.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: