Saiba qual será o dia mais frio da semana em Joinville

Intensa massa de ar frio provoca declínio acentuado das temperaturas em Santa Catarina

Saiba qual será o dia mais frio da semana em Joinville

Intensa massa de ar frio provoca declínio acentuado das temperaturas em Santa Catarina

Brenda Pereira

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para uma intensa massa de ar frio que provocará um declínio acentuado das temperaturas a partir deste terça-feira, 27, em todo o estado.

As menores temperaturas mínimas neste período variam de -9 °C a 3 °C nos planaltos, de -5 °C a -2 °C na metade do Oeste catarinense.

Até neste sábado, 31, geadas amplas devem ser registradas em todas as regiões catarinenses. Conforme a Defesa Civil, o amanhecer de frio mais intenso deve ocorrer na quinta e na sexta-feira. Além disso, as tardes também devem ser bastante frias.

Em Joinville, a chance de geada é mínima, conforme Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram. Na região Norte, há chance do fenômeno é mais provável nas regiões mais altas durante a madrugada desta quinta-feira, 29.

Previsão do tempo para Joinville

A meteorologista afirma que, por conta das temperaturas máximas também estarem baixas, o clima gelado deve predominar durante todo o dia nesta semana.

Nesta terça-feira, 27, a previsão indica tempo encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura mínima prevista é de 14 °C, com máxima de 21 °C.  Há também possibilidade de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora (km/h).

Nebulosidade variável é a previsão para esta quarta-feira, 28, já com temperaturas mais baixas em Joinville. Mínima de 9 °C e máxima de 16 °C. Possibilidade de rajadas de vento de até 45 km/h.

Segundo Marilene, o frio deve ser mais intenso na cidade no fim da semana. Nesta quinta-feira, 29, o dia deve ser ensolarado, com mínimas de 5 °C e máxima de 15 °C.

À noite, a temperatura diminui novamente, com mínimas entre 5 °C e 6 °C. O frio intenso deve ficar concentrado entre 22h e 8h.

Já na sexta-feira, 30, a mínima é de 4 °C e mínima de 13 °C, com possibilidade de rajadas de vento de até 30 km/h.

Recomendações

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, é importante manter cuidados necessários nesses dias, como usar roupas que amenizem o frio, evitar ficar exposto, por tempo estendido, ao ar livre e, mesmo em dias de sol, sair de casa com roupas que aqueçam o corpo.

Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda beber bastante água e abrigar animais domésticos.

O órgão ainda ressalta a importância de manter os cuidados com a Covid-19, evitando aglomerações em locais fechados e a importância de manter as mãos higienizadas.

Assistência a pessoas em situação de rua

Em Joinville o ginásio Abel Schulz será utilizado como um abrigo emergencial, em que a população em situação de rua poderá pernoitar, além de receber jantar a café da manhã. Estarão disponíveis colchões e cobertores para acomodar aqueles que procurarem o local.

Equipes também irão percorrer as regiões onde geralmente ficam as pessoas em situação de rua para orientar sobre a utilização do abrigo emergencial. Não será necessário nenhum cadastro ou aviso para acessar o serviço. O abrigo emergencial funcionará a partir desta terça-feira, 27, até domingo, 1º de agosto, das 18h às 8h.

O local também funcionará como um ponto de coleta para doações de colchões, cobertores e roupas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará disponível durante todo o dia no local para receber, separar e destinar os donativos. As doações serão recebidas a partir desta terça-feira, 27, às 8h.

Voluntários que queiram colaborar com a ação podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (47) 3433-3341 ou (47) 9-8402-4633. Emergências poderão ser comunicadas por meio do telefone 192.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo