Prefeitura de Joinville/Divulgação
Saiba quando começa operar novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Joinville
Período de transição será de 45 dias
A atualização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a funcionar no início de maio. Durante o período de transição, o novo equipamento funcionará simultaneamente com o atual por 45 dias.
As empresas Gidion e Transtusa colocarão sinalização no interior dos ônibus para orientar o usuário sobre o uso dos cartões em cada equipamento.
Até o final de junho, o equipamento antigo será desativado e a venda do passe recarregável, uma modalidade de armazenamento que já está em desuso no restante do país, será encerrada. Os créditos disponíveis nos passes recarregáveis poderão ser utilizados normalmente até seu esgotamento, sem nenhum tipo de prejuízo ao usuário.
Com isso, o cartão Ideal será o principal meio para armazenar as passagens no sistema de transporte coletivo. Ele garante benefícios, como integração temporal gratuita, segurança para transferência de passagens em caso de perda ou roubo e consulta de saldo e extrato na Passebus e nos terminais.
Quem já possui o Ideal poderá continuar utilizando o cartão normalmente nos novos validadores. Para quem ainda não possui, a primeira via emitida em 2025 será totalmente gratuita e pode ser feita com apresentação de um documento de identificação com foto e número de CPF.
Os usuários que não tiverem o cartão Ideal até junho poderão adquirir passagens avulsas por meio de bilhetes descartáveis com QR Code, válidos por 72 horas após a compra. Não haverá alteração em relação à tarifa embarcada.
Atualização tecnológica
A atualização tecnológica do sistema de bilhetagem foi realizada porque o equipamento atual está em funcionamento há 16 anos.
O uso prolongado tem ocasionado lentidão no processamento de dados, incapacidade de interligação com novas tecnologias, aumento das manutenções e falta de peças de reposição.
As empresas Gidion e Transtusa se comprometeram com a Prefeitura de Joinville a assumir todos os encargos da atualização do sistema, sem qualquer reflexo ou aumento da tarifa.
Cartão Ideal
Para facilitar a logística daqueles que ainda não possuem o cartão Ideal, haverá duas opções para a emissão:
• Na Passebus (Rua XV de Novembro, 707 – Centro), que atenderá em horário estendido, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, até o final de julho.
• Em todos os terminais de ônibus, que oferecerão atendimento presencial para emissão do novo cartão a partir do início de maio.
Benefícios do Ideal
A emissão do cartão Ideal é gratuita e não possui nenhuma taxa de administração, ou seja, a totalidade do valor carregado é utilizado para pagar as passagens do transporte coletivo.
Além disso, segundo a prefeitura, ele possui diversas vantagens para o usuário:
• Integração temporal gratuita: Permite ao usuário utilizar mais de uma linha de ônibus no mesmo sentido sem pagar a segunda passagem, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.
• Segurança em caso de perda ou roubo: Em situações de perda ou extravio, o usuário pode solicitar o cancelamento do cartão pelo telefone 0800 608 1300. Os créditos remanescentes serão transferidos para um novo cartão após 48 horas.
• Consulta de saldo e extrato: Os usuários podem consultar o saldo e o extrato de utilização do cartão na Passebus ou nos terminais, proporcionando total controle sobre os gastos.
Leia também:
1. VÍDEO – Meteoro que cruzou o estado é avistado em Joinville
2. Uma pessoa morre após grave acidente entre caminhões na Rodovia do Arroz, em Joinville
3. Às vésperas de segundo jogo do JEC, situação de transmissões na Série D segue indefinida
4. Mulher sergipana é encontrada morta em Joinville
5. Funcionário de escola é preso com pornografia infantil em Joinville
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: