X
X

Buscar

Saiba quando inicia safra da tainha em São Francisco do Sul

Limite total de captura é de 6.795 toneladas para todo o estado de Santa Catarina

A temporada de pesca da tainha em São Francisco do Sul começa nesta quinta-feira, 1º de maio, e segue até 31 de julho com regras definidas para garantir a segurança dos pescadores artesanais e o ordenamento das atividades no litoral francisquense. A pesca da tainha é uma das mais importantes tradições culturais da cidade, envolvendo saberes passados de geração em geração e movimentando comunidades inteiras.

Neste ano, a safra segue as diretrizes da Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26/2025, que estabelece um limite total de captura de 6.795 toneladas para todo o estado de Santa Catarina. Desse total, 1.100 toneladas são destinadas à modalidade de arrasto de praia e 970 toneladas ao emalhe anilhado, ambas autorizadas a operar no litoral catarinense, incluindo São Francisco do Sul.

Regras nacionais e municipais

Além das regras nacionais, o município regulamenta a atividade com base em lei municipal. Durante o período de pesca, está proibida a prática de surfe, motonáutica e vela na Praia do Forte. Já nas demais praias da cidade, fica vedada a navegação de embarcações de lazer a menos de 800 metros da arrebentação e a menos de 80 metros dos costões. Apenas embarcações autorizadas para a pesca artesanal podem operar nesses limites.

Para reforçar a orientação a moradores e turistas, a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, instalou placas informativas com o objetivo de garantir o sucesso da safra e proteger uma atividade reconhecida como Patrimônio Cultural de Santa Catarina desde 2019.

Com as novas regras e o apoio da comunidade, São Francisco do Sul reafirma seu compromisso com a valorização da cultura pesqueira artesanal e o respeito aos pescadores locais, que já se preparam com redes, canoas e dedicação para mais uma temporada.