Saiba quando nova unidade do Naipe em Joinville será inaugurada
Nova unidade vai ampliar atendimento a crianças com deficiência e autismo em Joinville
Nova unidade vai ampliar atendimento a crianças com deficiência e autismo em Joinville
Com 96,93% da obra executada, o Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe DI/TEA) deverá mudar de endereço para a nova sede em dezembro deste ano. O cronograma de conclusão da obra foi apresentado nesta quarta-feira, 10, na 15ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville.
Os dados foram apresentados pela gerente de Serviços Especiais e Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Ana Caroline Giacomini, e pela gerente de Obras e Manutenção, Nathalia de Souza Zattar.
De acordo com a prefeitura, durante o mês de outubro, serão entregues os equipamentos de playground, academia e acessibilidade, com a instalação dos equipamentos internos e externos até novembro. A mudança para o local está prevista para novembro, com o início das atividades no novo espaço ainda em dezembro.
O cronograma foi elaborado a partir de diligências realizadas pela equipe técnica da Secretaria da Saúde junto aos prestadores de serviço que fornecerão os materiais para conclusão da obra.
“O Naipe DI/TEA é um serviço de referência no nosso município, com um desafio crescente de demanda. Com a nova unidade, nossas equipes poderão atuar em uma nova estrutura, mais ampla e adequada, que deve melhorar o acesso aos serviços prestados à comunidade”, reforça Giacomini.
A nova sede do Naipe está sendo construída na Avenida Hermann August Lepper, no bairro Saguaçu. A empresa responsável pela execução é a LL Construções LTDA. O valor do contrato é de R$ 7.135.327,75.
A obra conta com uma estrutura totalmente acessível, com 23 consultórios para diferentes especialidades médicas, além de odontologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.
O projeto também contempla uma sala para integração sensorial, psicomotricidade, atividade de vida diária, salas para oficinas e reuniões e espaços de espera para os familiares com copa exclusiva e áreas administrativas.
Integrada ao novo Naipe, na área externa, há um espaço para promover saúde e qualidade de vida por meio de atividades físicas e de lazer. A estrutura conta com pista de caminhada, ciclofaixa, fonte interativa, academias e quiosque, além de playground com equipamento acessível, horta, jardim sensorial e quadra.
Criado há mais de 20 anos e mantido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, o Naié DI/TEA é serviço exclusivo do município e é referência em atendimento a crianças com deficiência intelectual e autismo.
Atualmente, são realizados em média mais de 2 mil atendimentos ao mês, com uma equipe multiprofissional que inclui médicos de diferentes especialidades, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiros e área administrativa.
O acompanhamento dos usuários do Naipe DI/TEA é realizado juntamente com a Atenção Primária do município, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de referência. Em caso de suspeita de Deficiência Intelectual (DI) ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o primeiro atendimento é realizado na Unidade Básica e, após consulta, é realizado o devido encaminhamento para avaliação e diagnóstico.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: