Saiba quantas pessoas foram imunizadas contra a gripe no Dia D de Vacinação em Joinville

Ação marcou o primeiro dia de vacinação da gripe para toda a população

Saiba quantas pessoas foram imunizadas contra a gripe no Dia D de Vacinação em Joinville

Ação marcou o primeiro dia de vacinação da gripe para toda a população

Eliz Haacke

Mais de 4,5 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe no Dia D de Vacinação promovido no sábado, 10, pela Secretaria de Saúde (SES) de Joinville. A ação marcou o primeiro dia de vacinação da gripe para toda a população.

Joinville contou com 14 Unidades de Saúde da Família (UBSF) abertas das 9 às 16h, além da Unidade Móvel, para aplicar a vacina e também atualizar o esquema vacinal das famílias. A campanha envolveu equipes técnicas, diretoria e gestores da Secretaria da Saúde, que percorreram as unidades para acompanhar a vacinação no Dia D.

Com a liberação da vacina para toda a população, a costureira Lucimara Andréia de Oliveira foi até a USBF Bucarein, uma das mais movimentadas do Dia D, para garantir a sua proteção. Ela também trouxe o filho Davi de Almeida Ana, de 10 anos, para ser imunizado da gripe e receber a segunda dose da vacina da dengue.

“A unidade do meu bairro me avisou sobre a campanha e já vim no primeiro dia. Venho sempre que tem a vacina disponível e sempre procuro manter a caderneta do meu filho em dia”, incentiva.

Solange Rodrigues também esteve na Unidade no sábado pela manhã para garantir a vacinação.

“Tem que aproveitar para prevenir. Me vacino todo ano, e quando tenho gripe, é bem fraquinha”, frisa.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Dia D de Vacinação em Joinville

Além das 14 Unidades Básicas de Saúde da Família abertas no sábado, a unidade móvel esteve no Centreventos Cau Hansen na abertura dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville) e, além dos jovens, atraiu famílias que prestigiaram o evento e a população que mora próximo. Até às 13h, 235 pessoas foram imunizadas pela unidade móvel.

Desde o início da campanha, no dia 7 de abril, já foram aplicadas 59.435 doses da vacina da gripe em Joinville. Até o dia 9 de maio, último dia de vacinação exclusiva dos grupos prioritários, 24% do público alvo da campanha foi atingido.

“A vacina já está liberada para todos os grupos, mas reforçamos à comunidade a importância dos grupos prioritários continuarem procurando a vacina”, orienta Nicoli dos Anos, Coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde de Joinville.

“Crianças, idosos e gestantes são grupos mais suscetíveis ao agravamento da doença. Durante todo o mês de maio, vamos intensificar a campanha, abrindo algumas unidades no fim de semana, mas continuamos com a vacinação durante a semana em todas as unidades e na Central de Imunização”, completa a coordenadora.

Abertura de Unidades de Saúde aos sábados

Para ampliar os indicadores de imunização municipal, além do Dia D, durante todo o mês de maio algumas Unidades de Saúde abrirão aos fins de semana para atender a população.

A agenda das unidades disponíveis será divulgada semanalmente pelos canais oficiais da Prefeitura.

A gripe é uma infecção respiratória que pode levar a complicações graves e síndromes respiratórias agudas, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A vacina contra a gripe continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.

Ela é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade e protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Após a aplicação, o imunizante leva de duas a três semanas para iniciar a proteção.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Saiba onde se vacinar durante a semana

Além das ações de vacinação nos fins de semana, a vacina contra a gripe segue disponível durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. As UBSFs e a Sala de Vacinas Central funcionam de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados e pontos facultativos.

Não é necessário agendar. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.

Na Sala Central de Vacinas, localizada na rua Abdon Batista, 172, no Centro, o atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo