Saiba quanto grupos de Joinville participam de competições no 41º Festival de Dança
Grupos poderão ser assistidos entre 15 e 27 de julho
O 41º Festival de Dança de Joinville terá a participação de 16 companhias e escolas joinvilenses em competições da Mostra Competitiva, da Mostra Meia Ponta, do Festival 40+ e do Festival da Sapatilha. No total, serão 46 coreografias nas atrações competitivas apresentadas por bailarinos de Joinville.
Além deles, outros grupos locais e escolas do Programa Dança na Escola também poderão ser assistidos entre 15 e 27 de julho, com apresentações realizadas nos Palcos Abertos.
Na Mostra Competitiva, o gênero com maior número de participantes da cidade sede é Danças Populares Brasileiras, com cinco coreografias de grupos joinvilenses competindo, quatro na categoria Conjunto Júnior e uma na categoria Conjunto Sênior.
Entre elas está a do grupo decacampeão nesta categoria, o Programa Dançando na Escola da Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos, que conquistou o primeiro lugar no ano passado e retorna com “Simbora Guerreiro”.
Os grupos de Joinville também concorrem nos gêneros danças urbanas, danças populares internacionais, jazz e dança contemporânea na Mostra Competitiva, em que participam bailarinos a partir de 13 anos.
Na Mostra Meia Ponta (bailarinos de 10 a 12 anos), quatro grupos de Joinville participam com seis coreografias. As danças populares também serão o principal gênero nos bailarinos joinvilenses desta faixa etária, com três coreografias de danças populares brasileiras e três de danças populares internacionais.
Os bailarinos que começaram a dançar mais tarde também estarão representados por joinvilenses: três coreografias de três grupos joinvilenses participam do Festival 40+, nos gêneros Danças Populares Folclóricas. Dois deles se apresentam na categoria 40+ (bailarinos com idades entre 40 e 59 anos) e um grupo na categoria 60+ (bailarinos com 60 anos ou mais).
Além de aprovados para a Mostra Competitiva, o Meia Ponta e o Festival 40+, 16 grupos da cidade também conquistaram notas na seletiva nacional para participarem do Festival da Sapatilha, uma atração competitiva que ocorre no Palco da Feira da Sapatilha e no Palco da Praça Nereu Ramos. Com isso, o Festival da Sapatilha reunirá 27 coreografias de grupos locais.
Palcos Abertos
Durante o Festival de Dança de Joinville, os grupos se apresentam também em palcos montados em espaços públicos, como shopping centers e praças, com acesso gratuito. Serão 14 palcos, com dois deles em outras cidades: São Francisco do Sul e em Balneário Barra do Sul.
Entre os grupos de Joinville que se apresentarão nestes espaços estão 15 escolas da Rede Pública Municipal de Joinville. São alunos que fazem parte do Programa Dança na Escola, que desde agosto de 2023 é executado em parceria com o Instituto Festival de Dança de Joinville.
Para a maioria destas crianças e adolescentes, será a estreia nos palcos do evento, apenas um ano depois do início das aulas de dança. No total, os grupos do Programa Dança na Escola apresentarão 39 coreografias.
Leia também:
1. JEC negocia com jogador joinvilense com passagens por Avaí e Vitória; conheça quem é
2. Homem é preso acusado de homicídio na zona Sul de Joinville
3. Paratleta joinvilense é convocado para os Jogos Paralímpicos de Paris
4. Joinvilense veterano da 2ª Guerra Mundial morre aos 101 anos
5. Caminhão furtado em Brusque é abandonado em lavação de Joinville
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: