Saiba quem assume lugar na Câmara de Joinville após Mauricinho Soares ser afastado
Novo parlamentar deverá tomar posse em prazo de 15 dias
Novo parlamentar deverá tomar posse em prazo de 15 dias
Após o vereador Mauricinho Soares (MDB) ser afastado nesta quinta-feira, 14, pela Câmara de Vereadores de Joinville por estar preso preventivamente pela Polícia Civil, o poder legislativo terá um novo parlamentar. Trata-se de José Henkel, conhecido como Pelé, também do MDB.
Segundo o regimento Interno da Câmara, “O suplente é convocado imediatamente e deverá tomar posse dentro do prazo de quinze dias, salvo motivo justo, aceito pela Câmara de Vereadores”.
Como se trata de recesso parlamentar, ele poderá ser empossado no Gabinete da Presidência perante a Mesa Diretora. Pelé foi vereador na última legislatura.
Mauricinho Soares é investigado por, segundo a polícia, ser um dos principais articuladores de um esquema de fraude no Detran-SC em Joinville.
O pedido para afastar Mauricinho foi enviado à casa pela comissão de ética, que avalia o caso da prisão em flagrante por uma posse de arma sem registro em 30 de novembro. Ele foi solto no mesmo dia após pagar fiança.
A prisão ocorreu durante a operação Profusão, que investiga um esquema de fraude no Detran-SC. Esse esquema teria como principal serviço a remoção de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo a Polícia Civil, Mauricinho seria responsável por captar interessados no serviço. Em defesa, ele alega inocência e perseguição política.
Uma semana depois da operação, a 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (3ª Decor) realizou uma nova fase da operação, resultado da análise do que foi apreendido. Com isso, na última sexta-feira, 8, Mauricinho foi preso preventivamente.
Devido à nova prisão, o vereador também é alvo de uma comissão processante na Câmara de Joinville.
O conselho de ética pediu o afastamento do parlamentar até que os trabalhos da Justiça sejam concluídos. Embora preso, pela lei, ele segue no cargo e recebendo salário.
Baseado no regimento interno da Câmara, o conselho justifica que é possível afastar Mauricinho pela indisponibilidade de comparecimento às sessões e deliberações.
O presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB), leu o pedido na sessão ordinária desta quarta-feira, 13, mas por falta de quórum a votação não foi realizada. Com isso, ele protocolou um novo pedido para que a votação acontecesse nesta quinta-feira.
Para a aprovação, eram necessários 13 votos em plenário. O vereador Diego Machado (PSDB), não pode votar por conta de ser o proponente do requerimento.
Leia também:
1. Capital Inicial realiza show de turnê em Joinville
2. Membros de facção criminosa são presos por duplo homicídio em Jonville
3. Cerca de 1,5 mil unidades ficam sem energia após acidente em Joinville
4. Polícia Federal prende investigado por posse de arma e tráfico de drogas em Joinville
5. Homem que agrediu dono de padaria de Joinville é preso por tentativa de homicídio
Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide: