Sancionada lei que cria a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes em SC
Destino oferece atrativos para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura, além de turismo rural
Destino oferece atrativos para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura, além de turismo rural
O Brasil passa a dispor oficialmente de mais um destino turístico estruturado por lei: a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina. A Lei 15.165/2025 foi sancionada nesta quinta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
A rota vai ligar dez municípios e é um importante passo para a promoção de atrativos da região, que poderá receber visitantes nacionais e estrangeiros interessados em explorar o turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, de esportes náuticos e de natureza.
O destino proporciona a prática de ecoturismo e de esportes de aventura, com atividades como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boia cross sendo desenvolvidas nos rios, vales e morros da rota.
O turismo rural também está disponível no Caminho dos Príncipes, em municípios a exemplo de Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. Os passeios no campo permitem relaxar e conhecer a cultura e os costumes dos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos, entre outros.
Praticamente todas as localidades do Caminho dos Príncipes preservam tradições europeias. O legado mais presente é o germânico, com destaque para Joinville, maior município catarinense e grande polo industrial.