Saneamento Básico: Joinville alcança 50% de cobertura de redes de esgoto
Previsão é que a cidade chegue a 90% de cobertura até 2033
Previsão é que a cidade chegue a 90% de cobertura até 2033
Joinville chegou à marca de 50% de cobertura de redes coletoras de esgoto implantadas na cidade. Conforme o Executivo, o índice é resultado da conclusão de obras de infraestrutura para redes de esgoto finalizadas em 2024, como as que foram realizadas em parte dos bairros Jardim Paraíso, Vila Nova, Parque Guarani, Itaum e Petrópolis.
“Estamos muito orgulhosos pela conquista deste patamar. Alcançar este índice é reflexo do trabalho sério de uma equipe técnica qualificada e da governança exemplar da Companhia Águas de Joinville. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas superar essa marca de 50% é um passo importante”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
“O saneamento básico tem influência direta na qualidade de vida e na saúde das pessoas, e chegar aos 50% de cobertura da rede de esgoto é um grande marco para a cidade. Demonstra o compromisso da Companhia Águas de Joinville com a população”, comemora Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Águas de Joinville.
A partir de janeiro, moradores de regiões onde as novas redes coletoras estão prontas serão avisados para que possam conectar seus imóveis.
A previsão é que Joinville chegue a 90% de cobertura de rede de esgoto até 2033, conforme a meta de universalização estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico. Para isso, as próximas etapas já estão planejadas com o objetivo de manter o ritmo de trabalho em 2025.
A rede continuará a ser implantada no ano que vem em vários bairros, como Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Vila Cubatão, Guanabara, Fátima, Petrópolis, Itaum, Santa Catarina, João Costa, Parque Guarani, Boehmerwald, Vila Nova e Morro do Meio, além do Floresta, que começará a receber as melhorias até o final do primeiro semestre.
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: