Santa Catarina confirma 184 casos de coronavírus
Governador anunciou que casos suspeitos não serão mais divulgados por baixa disponibilidade de testes
Governador anunciou que casos suspeitos não serão mais divulgados por baixa disponibilidade de testes
O governo do estado anunciou na manhã deste sábado, 28, que o número de casos confirmados para coronavírus em Santa Catarina subiu para 184. Ontem eram 163 casos. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva. Número de mortes continua em uma.
Registram casos confirmados em Santa Catarina: Antônio Carlos (1), Balneário Arroio do Silva (1), Balneário Camboriú (9), Blumenau (12), Braço do Norte (12), Brusque (2), Camboriú (7), Canelinha (1), Chapecó (5), Criciúma (13), Florianópolis (30), Gaspar (2), Gravatal (3), Içara (1), Imbituba (5), Itajaí (18), Itapema (1), Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (2), Joinville (9), Lages (1), Laguna (1), Navegantes (3), Papanduva (2), Pomerode (1), Porto Belo (4), Rancho Queimado (2), São Francisco do Sul (1), São José (9), São Lourenço do Oeste (1), São Ludgero (1), São Pedro de Alcântara (1), Siderópolis (2), Tijucas (1), Urussanga (1), Timbé do Sul (1), Tubarão (8), Outros estados (5), Outros países (3).
Algumas cidades apresentam números diferentes do estado. Em Joinville, a prefeitura confirmou 10 casos na sexta-feira, 27.
O estado definiu que não irá mais anunciar o número de casos suspeitos da doença. O governador justificou a medida informando que o número de testes realizados está baixo devido a falta de amostras e que, por isso, os números estariam muito abaixo do real. Na visão do governo, anunciar desta forma daria a impressão de um cenário de controle sobre a doença.
Durante a coletiva, o governador afirmou que o plano de retomada pode ser alterado. Isso porque as encomendas de equipamentos, materiais e EPIs estão atrasadas. De acordo com Carlos Moisés, se não for possível seguir o plano de abertura de leitos de UTI no estado, alguns comércios que estão previstos para abrir o meio da próxima semana podem continuar fechados.
Certo para o governo do estado é a abertura nesta segunda-feira, 30, dos bancos, casas lotéricas e cooperativas de créditos de forma parcial. Ainda durante o final de semana deve sair decreto ditando as regras para esses empreendimentos.