Santa Catarina muda método de avaliação de estudantes na rede estadual
Nova regra entra em vigor na data da publicação da portaria
Nova regra entra em vigor na data da publicação da portaria
A média global é o novo método para avaliar estudantes das escolas da rede estadual de Santa Catarina. A iniciativa visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, permitindo que os estudantes tenham oportunidades de demonstrar o aprendizado, já que a média global é a média aritmética das notas finais de todos os componentes/disciplinas da matriz curricular.
A novidade atende à resolução 043 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC). Com a mudança, as notas de cada disciplina serão somadas e divididas pelo total de matérias que o estudante cursou no ano. A média que precisa ser alcançada pelos estudantes para serem aprovados permanece sendo seis.
Em uma situação hipotética, o aluno cursou cinco disciplinas. Ele tirou 6 nas três primeiras disciplinas e 10 na quarta. Mas, na última, não foi bem e tirou 2. Com a nova regra, as notas de todas essas disciplinas são somadas (6 + 6 + 6 + 10 + 2 = 30). O resultado é dividido pelo número de disciplinas para obter a média global (30 / 5 = 6). Nesse caso, o aluno teria uma média global de 6. Com a nova regra, ele estaria automaticamente aprovado, mesmo não tendo alcançado a média em uma das disciplinas.
Vale ressaltar que, para ter direito à avaliação por média global, os estudantes devem ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas.
“Nosso intuito é sempre garantir as melhores condições para que nossos estudantes possam se desenvolver. Esta mudança fará a diferença para ver o desenvolvimento do estudante como um todo, levando em consideração a avaliação por habilidades e competências, também prevista em resolução do CEE-SC”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Segundo o governo do estado, a partir disso, o intuito é melhorar a qualidade da avaliação e promover um acompanhamento mais efetivo do processo de aprendizagem dos estudantes. A ideia é evitar que um único momento de avaliação tenha um peso excessivo na nota final, permitindo que os estudantes tenham mais oportunidades para demonstrar seu conhecimento e evolução.
Leia também:
1. Armas usadas para tortura são apreendidas durante operação em Araquari
2. Diocese de Joinville divulga horários de missas para o Dia de Finados
3. Saiba como funcionam as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa
4. Aeroporto de Joinville realiza exercício de emergência nesta sexta-feira
5. Veja a previsão do tempo em Joinville para o primeiro fim de semana de novembro
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: