Santa Catarina tem mais de 120 casos confirmados com coronavírus
Apesar do crescimento de casos positivos, números de suspeitos com Covid-19 diminuiu
Apesar do crescimento de casos positivos, números de suspeitos com Covid-19 diminuiu
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, divulgou que o estado tem 122 casos confirmados com coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 25, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo estadual. O último boletim, publicado nesta terça-feira, 24, informava que o estado tinha 109 casos, o que representa um aumento de 12%.
Leia também:
– Aumenta o número de casos confirmados em Joinville
Ao todo, 28 municípios possuem casos confirmados do vírus. As novas cidades são Canelinha, São Pedro de Alcântara, Balneário Arroio do Silva e São Ludgero, todas com um caso, além de Camboriú, com dois casos positivos.
Além desses municípios, também consta na lista Florianópolis (16), Itajaí (12), Criciúma (11), Braço do Norte e Blumenau (9), Tubarão (8), Balneário Camboriú (7), São José e Joinville (5), Imbituba (4), Navegantes e Gravatal (3), Chapecó, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Porto Belo e Rancho Queimado (2), Içara, Laguna, Lages, Pomerode, Gaspar e Tijucas (1). Também consta na lista cinco casos de outros estados e três casos de outros países que foram identificados em Santa Catarina.
Segundo o governador, Florianópolis tinha 20 casos no último boletim, mas o número reduziu para 16 pois esses casos não era da cidade. Os casos foram identificados na capital e contabilizados como sendo de Florianópolis, mas já foram realocados para seus municípios de origem.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, a mudança da métrica foi realizada pois algumas cidades tinham casos confirmados, mas não apareciam na listagem do estado. “Isso é um regramento do Ministério. O que levamos em consideração agora para efeito de registro é o endereço dessa pessoa”, pontuou.
Além disso, 325 casos são investigados no estado. O número é visto positivamente pelo governo pois anteriormente o número de casos suspeitos era de 336. Na Segunda-feira, o estado tinha 410 casos suspeitos. Segundo o governador, essa é “a prova cabal de que o que estamos fazendo em Santa Catarina é um freio para a evolução da onda do contagio”.
Outro dado apresentado pelo governador durante a transmissão ao vivo é que 53% das pessoas infectadas com coronavírus no estado são mulheres e os outros 47% são homens.
O secretário também informou que os protocolos clínicos adotados no estado foram essenciais para tratar um caso positivo de coronavírus no estado que estava internado na UTI de um hospital. “Tivermos um caso confirmado que estava internado na UTI e ele já recebeu alta e está internado no hospital. É uma boa notícia”, pontua. Por questões de sigilo, não foi identificada a cidade do paciente ou informações como o gênero e idade.