Santa Catarina tem regiões com risco muito alto para deslizamentos
Vale do Itajaí e Grande Florianópolis são as mais afetadas pelas chuvas
Vale do Itajaí e Grande Florianópolis são as mais afetadas pelas chuvas
Diante das chuvas torrenciais ocorridas no Médio e Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis na quinta-feira, 16, e na madrugada desta sexta-feira, 17, os acumulados registrados ultrapassaram os 300 milímetros em diversos municípios dessas regiões. Dessa forma, as condições de fragilização do solo para aumento de risco para movimentação de massa se intensificaram. Por isso, o risco é muito alto para deslizamentos na região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as movimentações de solo podem ocorrer nas áreas já fragilizadas pelas chuvas ocorridas, mas não se deve descartar deslizamentos em áreas que antes não apresentavam risco.
A atenção é redobrada às áreas mais críticas do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde cidades já se encontram em alerta máximo para o risco de deslizamentos, principalmente em áreas de encosta e taludes rodoviários. Por isso, o risco é muito alto para deslizamentos em toda a região vermelha do mapa abaixo e alto para as áreas em laranja.
Os sinais de movimentação de solo são: trincas em paredes e muros, inclinação de postes e árvores (estes nas encostas) e desníveis em terrenos. Nesses casos, é recomendado buscar um local seguro. Dessa forma, caso esteja em área que não apresente risco a deslizamentos, se possível, permaneça abrigado e longe de áreas com risco.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil mantém monitoramento contínuo e reforça a necessidade de seguir as orientações dos alertas emitidos. Em caso de emergência, contate os números 199 ou 193.
A Proteção e Defesa Civil recomenda:
Leia também:
1. Delegado revela por que mulher foi sequestrada e morta em Araquari
2. Veja por que a forte chuva que atingiu o Litoral Norte de SC não foi prevista pela meteorologia
3. Saiba qual o andamento da obra na rede de esgoto na avenida Procópio Gomes, em Joinville
4. Vingança teria motivado casal a matar jovem em Joinville, aponta polícia
5. Homem assassinado dentro de carro em Joinville foi vítima por engano, revela delegado
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: