+

São Francisco do Sul permanece na categoria B no Mapa do Turismo

Cidade do litoral é município mais praias Bandeira Azul do país

São Francisco do Sul permanece na categoria B no Mapa do Turismo

Cidade do litoral é município mais praias Bandeira Azul do país

Fred Romano | Revisão

O Ministério do Turismo (MTur) manteve a certificação de São Francisco do Sul na categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização é realizada por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT. A cidade pertence à região turística Caminho dos Príncipes, composta por nove municípios do nordeste catarinense.

Conhecida como a cidade onde Santa Catarina nasceu, com cinco séculos de história, rica em sua cultura e natureza e, atualmente, o município com mais praias Bandeira Azul do país — quatro nas duas últimas temporadas —, permanecerá na categoria B no Mapa do Turismo nacional.

“Estamos felizes com o resultado, isso demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo no município, tendo em vista que a categoria A se enquadra apenas a grandes centros e capitais”, ressalta a secretária de Turismo, Juliana Anjos.

Estratégia de políticas públicas do Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo estimula os territórios a se organizarem em regiões turísticas, formadas por municípios próximos geograficamente que se unem para promover o turismo na região.

A categorização, de A até E, considera o setor de hospedagem: quantidade de estabelecimentos formais, número de empregos, estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional, além da arrecadação tributária deste segmento.

“Essa classificação não apenas destaca nossa rica cultura e belezas naturais, mas também fortalece nossa economia local e impulsiona oportunidades para nossos moradores”, ressalta o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. “O município está comprometido na sua promoção como destino turístico, garantindo que a cidade continue sendo referência no cenário turístico nacional”, completa.

Por intermédio do recorte regional, o mapa auxilia o Ministério do Turismo a desenvolver políticas públicas, incluindo investimentos e obras do governo federal voltados ao turismo, promoção de cursos de qualificação profissional, planejamento e estudos focados no setor.

Joinville recebe certificação do Ministério do Turismo

Joinville foi certificada pelo MTur como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, estando no grupo A da classificação. Além de Joinville, outras quatro cidades catarinenses também receberam a nota máxima: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema.

O secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, destacou a colaboração entre a prefeitura, o trade e entidades turísticas como fatores para o sucesso da cidade.

Joinville se destacou em plataformas de visitação como Airbnb e Decolar, beneficiando a hotelaria e outros setores turísticos. Em 2023, a prefeitura firmou um convênio com o Joinville Convention & Visitors Bureau para promover a cidade como destino turístico. Joinville faz parte do programa “Destinos Turísticos Inteligentes” do MTur e foi premiada pelo Swiss Tourism Awards em 2023.

A cidade também foi destacada no projeto Experiências do Brasil Rural com a rota Caminhos de Dona Francisca. Segundo Vanessa Falk, gerente de turismo da Secult, Joinville está se consolidando como um destino de lazer e férias.

Leia os destaques da semana:
1. “Era um cara alegre”: neto abre bar em Joinville para homenagear avô
2. Companhias aéreas suspendem voos no Aeroporto de Joinville e afetam setor empresarial
3. Campanha AME Jonatas: casal é preso para cumprir pena que supera 70 anos
4. Estabelecimento de eventos de rock encerra atividades em Joinville; saiba motivo
5. Rua Tuiuti ganha nova rotatória em Joinville; veja fotos


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo