X
X

Buscar

São Francisco do Sul registra dois casos de raiva bovina

Prefeitura vai realizar mutirão de vacinação de animais

A Prefeitura de São Francisco do Sul realizou na quarta-feira, 9, uma reunião conjunta entre as secretarias municipais de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários e Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária Municipal e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para tratar da confirmação de dois casos de raiva bovina na cidade.

Os casos foram identificados após manifestação clínica compatível com a doença e confirmados por exame realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Diante da situação, o encontro teve como objetivo alinhar ações emergenciais de prevenção e orientação à população.

Medidas adotadas

Entre as medidas adotadas está a realização de um mutirão de vacinação de animais promovido pelas secretarias competentes. Além disso, produtores que se encontram em um raio de seis quilômetros da área de foco (região do Morro da Palha e adjacências) devem atualizar imediatamente a vacinação de seus rebanhos. Devem ser vacinados, de forma emergencial, todos os herbívoros, incluindo bovinos, bubalinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos, bem como animais domésticos, como cães e gatos.

A prefeitura orienta a população a evitar contato com animais que apresentem sintomas como salivação intensa, agressividade, dificuldade de locomoção, cegueira ou prostração.

Também é fundamental não tocar em morcegos mortos ou caídos no chão. Caso seja necessário manuseá‑los, a orientação é utilizar luvas de proteção. Qualquer comportamento anormal dos animais deve ser comunicado imediatamente à Cidasc pelos telefones (47) 3481‑3678 ou (48) 99169‑7387.

“Reiteramos que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança sanitária da população e dos rebanhos. A gestão municipal reforça seu compromisso com a saúde pública e o bem‑estar de todos, lembrando que a prevenção e a colaboração da comunidade são essenciais no combate à raiva”, diz comunicado da prefeitura.


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: