São Francisco do Sul se consolida como cidade mais azul do país; entenda
Município teve cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul
Município teve cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul
São Francisco do Sul reafirmou o título de cidade brasileira mais azul com cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul. A distinção reconhece os trechos litorâneos que atendem a critérios rigorosos de qualidade ambiental, infraestrutura, segurança, educação ambiental e gestão eficiente.
A cidade apareceu pela primeira vez na lista na temporada de 2019/2020. Desde então, é sempre premiada pelo Programa Bandeira Azul. Além das praias da Prainha, Praia do Forte, Praia Grande e Praia do Ervino, para a temporada 2025-26, a praia de Ubatuba será certificada pela primeira vez com o selo internacional.
O reconhecimento reafirma o compromisso da cidade com o equilíbrio entre desenvolvimento turístico e respeito ao meio ambiente. Significa que as praias municipais — agora reconhecidas nacionalmente — mantêm qualidade de água, atendimento adequado para usuários, acessibilidade e campanhas de conscientização ambiental contínuas.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Lara Yumi, a renovação das certificações é resultado de um cuidado constante com as orlas marinhas. “A Bandeira Azul oferece mais tranquilidade para turistas e moradores. O selo garante que a praia é segura, tanto pela qualidade da água, livre de riscos de contaminação, quanto pela presença de guarda-vidas preparados para atender em qualquer situação”, afirma ela.
Yumi acrescenta que “isso transmite confiança e valoriza ainda mais o destino faixas de areia limpas, espaços estruturados, sinalização e sistemas de monitoramento que garantem banho seguro”.
Para a gestão pública, o título implica em responsabilidades reforçadas. A manutenção das certificações exige planejamento contínuo, diálogo com a comunidade, execução e monitoramento fiel dos critérios estabelecidos.
Mas não só na questão ambiental que identidade da cidade como “a mais azul do Brasil” — uma expressão que não se limita à tonalidade do mar, é reforçada. Para o secretário de Turismo, Rangel Alexandre Friolin, São Francisco do Sul se posiciona como modelo turístico para municípios litorâneos que buscam aliar preservação, crescimento sustentável e bem-estar coletivo.
“A certificação reforça a seriedade da gestão pública em cuidar do nosso litoral e mostra que São Francisco do Sul está preparada para receber moradores e turistas com segurança, infraestrutura e responsabilidade. Esse reconhecimento fortalece a cidade como destino de referência no Brasil e reafirma nossa preocupação em desenvolver o turismo de forma sustentável”, reforça Friolin.
Entre os 60 destinos com Bandeira Azul no país para a temporada 2025-26, São Francisco do Sul se consolida a cada ano, motivo de celebração para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Ele ressalta que “ter cinco praias certificadas com o selo internacional é motivo de orgulho não só para nossa cidade, mas para o estado”. De acordo com Godofredo a cidade assume uma responsabilidade. “Por trás da cor azul que nos representa, existe o todo um esforço coletivo da administração municipal em manter nossas praias cada vez mais limpas para moradores e turistas”, finaliza.
Além das cinco praias, a Marina Villa Real – espaço privado instalado nas margens da Baía Babitonga, também renovou a certificação para a próxima temporada. O local alia turismo náutico à preservação ambiental e contribui para tornar São Francisco do Sul o único município do país com seis certificações no Programa Bandeira Azul.
Praia de Ubatuba – Primeira vez (2025/2026) Será a primeira temporada deste paraíso urbana e movimentado, que reúne famílias, turistas e esportistas; oferece infraestrutura completa e mantém viva a tradição da pesca artesanal, com acesso facilitado e ciclovia.
Praia do Ervino – 3 temporadas (desde 2022/2023) Preservada e estruturada, atrai famílias, surfistas e pescadores; conta com ciclovia, passarelas acessíveis, seis postos de salva-vidas e boa infraestrutura, mantendo a natureza em destaque.
Praia Grande – 3 temporadas (desde 2022/2023) Inserida no Parque Estadual Acaraí, une preservação ambiental, surf, pesca e lazer; destaca-se por sua piscina natural no costão e infraestrutura básica organizada.
Praia de Forte – 5 temporadas (desde 2020/2021) De caráter rural e com grande biodiversidade, é acessada por passarela sobre o manguezal; destaque internacional, alia pesca artesanal, surf e tranquilidade em cenário preservado.
Prainha – 6 temporadas (desde 2019/2020) Tradicional e urbana, reúne surfistas, turistas e famílias; oferece a maior infraestrutura de bares e serviços, com paisagem marcada por costões rochosos e sítio arqueológico.
Leia também:
1. Bairros de Joinville terão abastecimento de água afetado por obras
2. Espécie é avistada pela primeira vez em SC durante o Festival Catarinense de Aves, em Joinville
3. Prefeitura de Joinville quer implantar Caps de Álcool e Drogas 24 horas
4. Projeto Pernas Solidárias, de Joinville, celebra 10 anos e recebe corredores de várias regiões do Brasil
5. Joinvilense conquista segunda medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: