São Francisco do Sul se consolida como cidade mais azul do país; entenda

Município teve cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul

São Francisco do Sul se consolida como cidade mais azul do país; entenda

Município teve cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul

Redação O Município Joinville

São Francisco do Sul reafirmou o título de cidade brasileira mais azul com cinco praias e uma marina certificadas com o selo Bandeira Azul. A distinção reconhece os trechos litorâneos que atendem a critérios rigorosos de qualidade ambiental, infraestrutura, segurança, educação ambiental e gestão eficiente.

A cidade apareceu pela primeira vez na lista na temporada de 2019/2020. Desde então, é sempre premiada pelo Programa Bandeira Azul. Além das praias da Prainha, Praia do Forte, Praia Grande e Praia do Ervino, para a temporada 2025-26, a praia de Ubatuba será certificada pela primeira vez com o selo internacional.

O reconhecimento reafirma o compromisso da cidade com o equilíbrio entre desenvolvimento turístico e respeito ao meio ambiente. Significa que as praias municipais — agora reconhecidas nacionalmente — mantêm qualidade de água, atendimento adequado para usuários, acessibilidade e campanhas de conscientização ambiental contínuas.

Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Lara Yumi, a renovação das certificações é resultado de um cuidado constante com as orlas marinhas. “A Bandeira Azul oferece mais tranquilidade para turistas e moradores. O selo garante que a praia é segura, tanto pela qualidade da água, livre de riscos de contaminação, quanto pela presença de guarda-vidas preparados para atender em qualquer situação”, afirma ela.

Yumi acrescenta que “isso transmite confiança e valoriza ainda mais o destino faixas de areia limpas, espaços estruturados, sinalização e sistemas de monitoramento que garantem banho seguro”.

Para a gestão pública, o título implica em responsabilidades reforçadas. A manutenção das certificações exige planejamento contínuo, diálogo com a comunidade, execução e monitoramento fiel dos critérios estabelecidos.

Mas não só na questão ambiental que identidade da cidade como “a mais azul do Brasil” — uma expressão que não se limita à tonalidade do mar, é reforçada. Para o secretário de Turismo, Rangel Alexandre Friolin, São Francisco do Sul se posiciona como modelo turístico para municípios litorâneos que buscam aliar preservação, crescimento sustentável e bem-estar coletivo.

“A certificação reforça a seriedade da gestão pública em cuidar do nosso litoral e mostra que São Francisco do Sul está preparada para receber moradores e turistas com segurança, infraestrutura e responsabilidade. Esse reconhecimento fortalece a cidade como destino de referência no Brasil e reafirma nossa preocupação em desenvolver o turismo de forma sustentável”, reforça Friolin.

“Por trás da cor azul, existe um esforço coletivo”

Entre os 60 destinos com Bandeira Azul no país para a temporada 2025-26, São Francisco do Sul se consolida a cada ano, motivo de celebração para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Ele ressalta que “ter cinco praias certificadas com o selo internacional é motivo de orgulho não só para nossa cidade, mas para o estado”. De acordo com Godofredo a cidade assume uma responsabilidade. “Por trás da cor azul que nos representa, existe o todo um esforço coletivo da administração municipal em manter nossas praias cada vez mais limpas para moradores e turistas”, finaliza.

Além das cinco praias, a Marina Villa Real – espaço privado instalado nas margens da Baía Babitonga, também renovou a certificação para a próxima temporada. O local alia turismo náutico à preservação ambiental e contribui para tornar São Francisco do Sul o único município do país com seis certificações no Programa Bandeira Azul.

Conheça as praias:

Praia de Ubatuba – Primeira vez (2025/2026) Será a primeira temporada deste paraíso urbana e movimentado, que reúne famílias, turistas e esportistas; oferece infraestrutura completa e mantém viva a tradição da pesca artesanal, com acesso facilitado e ciclovia.

Praia do Ervino – 3 temporadas (desde 2022/2023) Preservada e estruturada, atrai famílias, surfistas e pescadores; conta com ciclovia, passarelas acessíveis, seis postos de salva-vidas e boa infraestrutura, mantendo a natureza em destaque.

Praia Grande – 3 temporadas (desde 2022/2023) Inserida no Parque Estadual Acaraí, une preservação ambiental, surf, pesca e lazer; destaca-se por sua piscina natural no costão e infraestrutura básica organizada.

Praia de Forte – 5 temporadas (desde 2020/2021) De caráter rural e com grande biodiversidade, é acessada por passarela sobre o manguezal; destaque internacional, alia pesca artesanal, surf e tranquilidade em cenário preservado.

Prainha – 6 temporadas (desde 2019/2020) Tradicional e urbana, reúne surfistas, turistas e famílias; oferece a maior infraestrutura de bares e serviços, com paisagem marcada por costões rochosos e sítio arqueológico.

Leia também:

1. Bairros de Joinville terão abastecimento de água afetado por obras
2. Espécie é avistada pela primeira vez em SC durante o Festival Catarinense de Aves, em Joinville
3. Prefeitura de Joinville quer implantar Caps de Álcool e Drogas 24 horas
4. Projeto Pernas Solidárias, de Joinville, celebra 10 anos e recebe corredores de várias regiões do Brasil
5. Joinvilense conquista segunda medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo