Lucas Koehler
[email protected]
Nesta sexta-feira, 15, São Francisco do Sul completa 175 anos desde a emancipação, em 1847. Relevante pelo Centro Histórico e praias, a cidade também tenta se destaca pela economia, fomentada pelo turismo e presença de empresas.
Para o prefeito Godofredo Gomes Filho (MDB), após um 2021 difícil, enfrentando a pandemia da Covid-19 e alagamentos causados pelas chuvas, o município vive um momento de esperança. As expectativas principais se voltam para o setor econômico.
De acordo com o chefe do Executivo, a WEG vai ampliar a estrutura e produção em 40%, o porto será ampliado, com investimentos de R$ 200 milhões, e ainda haverá a instalação de uma distribuidora de gás na Baía da Babitonga, prevista para iniciar em maio. “Estamos com empreendimento que vão impactar”, analisa.
Atualmente, a atividade portuária representa 70% da economia da cidade. Em seguida, o setor das indústrias tem participação significativa neste tema.
Em impostos, São Francisco do Sul tem as principais arrecadações em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto Sobre Serviços (ISS) e os royalties do petróleo, usados para obras de infraestrutura e saneamento básico.
Turismo das praias
Com diversas praias na cidade, o prefeito de São Francisco do Sul cita que, hoje, elas têm ‘vida própria’ além da temporada de verão. “Nossa região tem diversas atrações com natureza e gastronomia”, analisa.
Godofredo, porém, afirma ser necessário explorar mais as questões náuticas do município. “Precisamos fortalecer a construção de marinas, trapiches, cais, entre outros”, opina.
Uma das novidades é a revitalização da Enseada. Com investimento de R$ 28 milhões, custeados pelo Plano 1000, o local deve receber quiosques padronizados, palco itinerante para show e eventos, espaço para a feira de artesanatos, espaço infantil, quadras de esportes, estacionamento para carros e bicicletas, e um deque no total de 510 metros.
Já para o Centro Histórico, os objetivos são mantê-lo conservado e fortalecer o comércio local, com objetivo de colocar o turismo como um dos pontos chave da economia.
Duplicação da BR-280
O prefeito de São Francisco do Sul vê a duplicação da BR-280 como fundamental para expansão da economia e estrutura da cidade. “Vai ‘estourar’ a economia: turismo, indústria, empreendedorismo e conjuntos residenciais”, analisa.
Para ele, o atual cenário da rodovia prejudica o acesso e o tempo de trajeto. Por dia, de acordo com ele, cerca de 700 caminhões passam pelo local para entrar no porto. No verão, somados aos turistas, a situação fica ainda pior.
O político afirmar ser necessário a cidade receber maiores investimentos neste quesito. “Só temos uma saída, precisamos de prioridade para recursos”, ressalta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: