Saúde de Joinville emite alerta para o aumento de casos de Covid-19
Considera-se risco de aumento do número de casos quando cálculo de transmissão estiver maior do que 1. No município a taxa está em 1,24
Considera-se risco de aumento do número de casos quando cálculo de transmissão estiver maior do que 1. No município a taxa está em 1,24
A Gerência de Vigilância em Saúde de Joinville emitiu um alerta nesta quinta-feira, 19, por conta do aumento no número de casos positivos de Covid-19. Os dados observados nas últimas semanas sugerem a proximidade de uma “nova onda”, afirma o documento.
Os números que vem sendo registrados na cidade são semelhantes ao período de julho e agosto, momento em que a cidade registrou o maior número de internações e óbitos, o que preocupa a Secretaria de Saúde.
A quantidade de pacientes com sintomas de síndromes gripais também tem preocupado. Se comparado a semana anterior, houve um aumento de 15,69% de casos confirmados de coronavírus entre pacientes com Síndromes Gripais (SG) nos dias 7 a 14 de novembro, de acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde.
Além disso, a transmissão do vírus também é um fator que deixa o município em alerta. Isso porque se considera como “risco de aumento de casos” sempre que o valor da taxa de transmissão estiver maior do que 1. No caso de Joinville, o número está em 1,24.
Na nota enviada pela Gerência de Vigilância em Saúde, além de divulgar os dados, o município aproveita para fazer o alerta e orientar a população a cumprirem as medidas e cuidados para evitar o contágio do vírus.
A Saúde da cidade reforça a necessidade do uso de máscara, higienização das mãos, manter o distanciamento social de 1,5 metros, evitar aglomerações e manter o afastamento de casos sintomático de familiares por, no mínimo, 10 dias a partir do início dos sintomas, nos casos de Síndrome Gripal.
“Essas medidas são fundamentais nesse momento para evitar um possível colapso do sistema de saúde, aumento no número de sequelas e óbitos relacionado ao covid-19 e medidas mais restritivas para controle da transmissão do coronavírus”, explica a Gerência de Vigilância em Saúde em nota.