Sebrae movimenta milhões na indústria e projeta Joinville no ranking global de inovação em 2025
O ano de 2025 consolidou a atuação do Sebrae/SC como o grande motor da diversidade econômica catarinense. Em um balanço estadual, a entidade revela como potencializou as vocações de cada território para gerar desenvolvimento. A retrospectiva aponta para uma transformação digital que atravessou o estado, assim como projetos que transformaram realidades locais através do empreendedorismo, […]
Sebrae/Divulgação
O ano de 2025 consolidou a atuação do Sebrae/SC como o grande motor da diversidade econômica catarinense. Em um balanço estadual, a entidade revela como potencializou as vocações de cada território para gerar desenvolvimento. A retrospectiva aponta para uma transformação digital que atravessou o estado, assim como projetos que transformaram realidades locais através do empreendedorismo, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a inclusão social em todas as regiões do estado.
Ao longo do ano, foram realizados mais de 1 milhão e 300 mil atendimentos a empreendedores em todas as regiões, mais de 310 mil horas de consultorias, e mais de 3.600 eventos, com destaque para o Startup Summit, que se consolidou como o maior evento de inovação e startups da América Latina, e o Delas Summit, que reuniu mais de 7 mil mulheres em Florianópolis.
A Regional do Sebrae/SC no Norte do estado encerra 2025 com um balanço que reafirma a força econômica da região. O ano foi marcado pela convergência entre a indústria tradicional e a nova economia, resultando em ganhos expressivos de produtividade, acesso a mercados internacionais e um salto histórico no posicionamento global de inovação da região.
O setor moveleiro de São Bento do Sul e região protagonizou um dos maiores resultados do ano. Através do “Projeto Comprador”, que conectou 143 indústrias a 670 lojistas, foram fechados R$37,2 milhões em negócios imediatos, com expectativas futuras que ultrapassam R$250 milhões. Além disso, a missão internacional para a China e rodadas de negócios com a América Latina abriram portas para a exportação.
A busca por eficiência também chegou ao setor metalmecânico e à construção civil. O programa “Inova + Produção Metal” gerou aumento de 16,1% na produtividade das empresas participantes. Já no varejo, projetos em São Bento do Sul elevaram o faturamento das empresas em mais de 23%.
Inovação e reconhecimento global
Joinville consolidou-se como referência tecnológica em 2025. A cidade saltou 108 posições no Ranking Global de Ecossistemas StartupBlink, alcançando o 423º lugar no mundo e o 9º no Brasil. O Sebrae foi peça-chave nesse movimento, patrocinando a ida de startups ao Startup Summit e subsidiando a participação de 70 empresas na Expoinovação. “Não se trata apenas de ranking, mas de gerar negócios reais. Nossas startups relataram abertura de novos mercados e parcerias estratégicas durante todo o ano”, destaca o gerente regional do Sebrae/SC no Norte, Jaime Dias Júnior.
Um marco de cidadania e economia circular foi o encerramento do projeto Pró-Catadores Joinville. As seis cooperativas participantes concluíram sua formalização jurídica e entregaram seus planos de ação, estando agora aptas a integrar oficialmente a rota de coleta seletiva do município. No campo, a regional garantiu que 19 municípios tivessem seus Serviços de Inspeção Municipal (SIM) equiparados, permitindo que agroindústrias locais vendam para todo o país através do SISBI, além de formalizar 45 novos empreendimentos rurais.
Jaraguá do Sul e o Varejo
O território de Jaraguá do Sul bateu recordes, com mais de 13 mil atendimentos e um NPS (índice de satisfação) de 94. O foco no varejo e na moda, com eventos como o Fashion Vision e o Prêmio Mérito Lojista, fortaleceu o comércio local. A cidade também ganhou uma nova marca turística e viu nascer iniciativas inovadoras como a “Economia Prateada”, voltada ao empreendedorismo 60+.
Empreendedorismo Feminino
O programa Sebrae Delas expandiu sua atuação para Itapoá e São Francisco do Sul, fechando o ano com um NPS de 92,19. O “Delas Day” tornou-se um evento âncora, capacitando mulheres em gestão, finanças e liderança, promovendo a autonomia econômica na região.
Para o gerente regional, os resultados de 2025 demonstram a maturidade do ecossistema regional. “Este foi um ano de conexões transformadoras. De um lado, levamos a nossa indústria moveleira e metalmecânica a um novo patamar de produtividade e internacionalização. Do outro, colocamos Joinville no mapa global da inovação e garantimos que cooperativas de reciclagem e agricultores familiares tivessem dignidade e acesso ao mercado formal. O Sebrae atuou como essa ponte entre a tecnologia de ponta e a base da pirâmide produtiva. Fechamos o ano com a certeza de que o Norte de SC é uma região onde a tradição industrial e a inovação caminham juntas para gerar riqueza e desenvolvimento social”, avalia.
O gerente ainda reforça a importância de projetos envolvendo Turismo e Agronegócio no Planalto Norte, onde foram realizados atendimentos de consultoria especializada para 170 empresas com foco na identificação e orientação no formato de Plano de Melhoria ou Plano de Ação para 2026. A implementação foi possível graças a parcerias feitas com Codeplan, Amplanorte, IGR Caminhos do Contestado e 10 prefeituras municipais do Planalto Norte Catarinense.