Seconci de Joinville é finalista de prêmio nacional no setor da construção civil
Entidade foi destaque ao combate à Covid-19 nos canteiros de obra
O Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil) de Joinville é um dos finalistas do prêmio nacional de responsabilidade social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). A entidade joinvilense foi destaque por conta da sua atuação no combate à Covid-19 nos canteiros de obra.
O anúncio dos vencedores acontece na terça-feira, 30, em Brasília, durante evento promovido pela Cbic.
Com o objetivo de combater a pandemia e aumentar a segurança nas obras, foram realizadas iniciativas como o isolamento em refeitórios, medição de temperatura, checagem da taxa de oxigenação dos profissionais, mudanças em banheiros e bebedouros e a realização de um check list diário para o controle das ações. As atividades fazem realizadas em Joinville fazem parte do projeto “Obra Mais Segura”, criado pelo Sesi/Fiesc.
O presidente do Seconci de Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, diz que é uma honra estar entre os finalistas de um prêmio nacional e espera que o exemplo de Joinville sirva de inspiração para outros municípios.
“Nosso trabalho sempre foi voltado à saúde, segurança e capacitação dos trabalhadores da indústria da construção civil. Não demorou para que o ‘Obra Mais Segura’ implementasse ações voltadas à prevenção da Covid-19, possibilitando a retomada das atividades nas obras.”
Entre março e agosto de 2020, médicos do trabalho visitaram empreendimentos em construção na cidade para checar a saúde dos profissionais, orientar sobre o uso e o descarte correto das máscaras e ensinar técnicas de relaxamento respiratório, aumento da capacidade pulmonar e alongamento. Foram realizadas 215 visitas, beneficiando 4.146 trabalhadores de 493 empresas.
Saúde e segurança
Na visitação às obras, a equipe de Saúde do Seconci avaliava os colaboradores e, de acordo com os sintomas, fazia o encaminhamento para atendimento médico, home office ou afastamento das atividades. Cartazes, máscaras e álcool em gel foram distribuídos durante a campanha de prevenção à Covid-19.
Os trabalhadores das construtoras participantes do programa “Obra Mais Segura” também foram capacitados para atuar como fiscalizadores e multiplicadores das ações nos canteiros de obras.
A gestora do Seconci de Joinville, Camila de Pieri Pereira, informa que a iniciativa alcançou 100% das empresas associadas à entidade. “O modelo que desenvolvemos aqui ultrapassou as divisas de Santa Catarina, sendo utilizado pela Cbic e pelo Seconci Brasil como referência de boas práticas para outros estados.”
As construtoras que cumpriram todos os requisitos do programa receberam o Selo de Segurança, um certificado para os canteiros de obra mais seguros. O programa já é reconhecido, inclusive, pelos auditores fiscais do Trabalho em Joinville.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube