Secretaria de Educação de Joinville define modelo de aula não presencial. Entenda
Conteúdo ficarão disponíveis no site da prefeitura, haverá entrega física para quem não tem acesso à internet, além de programa na rádio educativa
A Prefeitura de Joinville anunciou no final da tarde desta quinta-feira, 2, como funcionará a modalidade de aulas não presenciais para este período de quarentena do coronavírus. O ensino a distância foi definido por decreto municipal e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
O conteúdo para as aulas estarão disponíveis no site oficial da prefeitura a partir desta sexta-feira, 3, tanto na página Coronavírus em Joinville, quanto no assunto Educação.
De acordo com a secretária de Educação, Sônia Victorino Fachini, foram criados materiais pedagógicos considerados importantes para o desenvolvimento das aprendizagens que os alunos devem ter durante este período.
“Fizemos um material exclusivo e específico pensando na realidade do momento que vivemos. É um modelo novo para todos nós, por contamos com o apoio e parceria com as famílias dos alunos”, afirma a secretária.
Como funciona?
No site da prefeitura terá os materiais distribuídos por etapas de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Os conteúdos serão divididos por data, com atividade que devem ser realizados ao longo das semanas pelos alunos e com acompanhamentos dos pais.
“Tudo será contabilizado como presença e fará parte da avaliação”, ressalta a secretária.
A interação com o professor será por salas virtuais. Para entender o uso da plataforma online, a Secretaria de Educação vai disponibilizar um tutorial para explicar passo a passo do processo.
Também nesta sexta-feira, os professores passarão por capacitação para fazer a preparação das aulas e o monitoramento dos alunos. As atividades realizadas neste período devem ser apresentadas aos professores do retorno das aulas presenciais para a contagem de nota e posterior avaliação.
Na rádio
Outra maneira dos alunos terem acesso ao conteúdo será pela rádio educativa Joinville Cultural FM (105,1), emissora de concessão do município. Serão veiculados programas divididos por etapa de ensino a partir da próxima semana. As atividades devem ser complementadas com material físico entregue pela escola em período combinado com a unidade escolar que o aluno estuda.