Secretaria de Saúde de Joinville realiza mutirão contra a dengue no bairro Comasa
O bairro possui a maior quantidade de casos da doença na cidade
O bairro possui a maior quantidade de casos da doença na cidade
A Prefeitura de Joinville realiza até sexta-feira, 15, o mutirão de combate à dengue no bairro Comasa, que possui aproximadamente 500 casos da doença. O bairro tem a maior quantidade de casos do município, seguido de outras regiões como Jarivatuba, com 249 casos, Guanabara, 176 casos e Fátima, 108 casos. Os trabalhos acontecem no turno da manhã.
O mutirão no bairro Aventureiro, previsto para terminar no último sábado, 9, será retomado em breve, devido à extensa área territorial e ao grande volume de lixo e entulhos que ainda precisa ser recolhido da região.
A ação comunitária é capitaneada pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde, e tem a participação de outros órgãos e entidades, como Subprefeitura da Região Leste, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Corpo de Bombeiros Voluntários, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) e Polícia Militar.
A população também pode participar como voluntária e auxiliar as equipes, utilizando máscara e repelente. No próximo sábado, 16, o mutirão contra a dengue será da Prefeitura de Joinville será realizado no Boa Vista, também com a participação da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Boa Vista (AMABBV).
Desde o início deste ano, Joinville já confirmou cerca de 1,7 mil casos de contaminação pela dengue. De acordo com o Serviço de Vigilância Ambiental, o elevado número de focos positivos do mosquito caracteriza estado de infestação do inseto no município.
Denúncias sobre locais onde possa haver focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, devem ser feitas pela ouvidoria do município, por meio do site da Prefeitura de Joinville.
A Secretaria da Saúde oferece serviço de atendimento às pessoas que tenham sintomas da dengue. Antes de se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, a orientação é que o cidadão entre em contato com os canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde (via WhatsApp), no telefone 3481-5165.
Entre as principais medidas preventivas que devem ser adotadas para combater o mosquito e prevenir a dengue, estão: eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água; não acumular lixo; tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana; retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas; verificar a vedação da caixa d’água; colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem; higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha; desobstruir as calhas d’água; usar repelente.